Indeferimento deixa candidatos do PDT e DC fora da eleição em Paranaguá

por Redação JB Litoral
23/10/2020 09:17 (Última atualização: 23/10/2020)

Nesta quinta-feira (22), o juiz da 5ª zona eleitoral, Dr. Guilherme Moraes Nieto, indeferiu o pedido de registro do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e do Democracia Cristã (DC), e candidatos a vereadores podem não concorrer as eleições municipais de Paranaguá deste ano.

O indeferimento do PDT se deu por conta do não preenchimento pelo partido de todas as condições legais para o seu registro. “A legitimidade do subscritor, que deve ser para caso de partidos isolados, o presidente do Diretório Municipal, devidamente registrado no Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias”, consta na decisão.

Na eleição majoritária – para prefeito – o partido firmou coligação com o Partido dos Trabalhadores (PT), denominada “Trabalho e liberdade construindo uma Paranaguá para frente e melhor”, tendo como prefeito José Baka Filho e vice Ubirajara Maristany (PT).

Na eleição proporcional – para vereador – 26 candidatos e candidatas, entre eles: o atual vereador Jozias de Oliveira Ramos, estão na disputa pelas 19 vagas no Palácio Carijó.

O presidente do PDT e candidato a prefeito, José Baka Filho, divulgou nota nas redes sociais. “Diante do erro material ocorrido no preenchimento e envio do DRAP, onde o nome do delegado não confere com o SGIP, culminando com o indeferimento do registro dos candidatos a vereador, o PDT estará entrando com as medidas legais a fim de sanear este problema”.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Indeferimento deixa candidatos do PDT e DC fora da eleição em Paranaguá 2
Vereador Jozias busca reeleição pelo PDT

Homens geraram indeferimento no DC

Por sua vez, o pedido de registro do DC, ocorreu pelo partido não respeitar os limites legais para candidaturas do gênero masculino, mesmo depois de notificado para sua regularização em três dias. Dos 23 nomes que disputam vaga na Câmara Municipal, 19 são homens, 83% e quatro mulheres, 17%. Com isso, o Ministério Público Eleitoral (MPE) manifestou pelo seu indeferimento.

Na eleição majoritária, o partido firmou coligação com os partidos, Republicanos, DC, PTC e Avante, denominada “Nova Paranaguá”, tendo como prefeito Adriano Ramos (Republicanos) e vice Márcio da Max Espetos (Avante).

Ambas decisões cabem recursos.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments