Inscrições para EJA começam no dia 27 para 12 escolas municipais

Oportunidade para jovens e adultos estudarem do 1.º ao 5.º anos. Inscrições podem ser feitas na secretaria da Escola Municipal Eloína Loyola de Camargo Viana.

por Redação JB Litoral
18/06/2016 01:58 (Última atualização: 18/06/2016)

NULL

Quem não teve oportunidade de estudar quando era criança agora tem uma grande chance de recuperar o tempo perdido. Serão abertas no dia 27 de junho e seguirão até 25 de julho as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) para os anos iniciais (1.º ao 5.º), para 12 escolas municipais. 

O local para realizar a inscrição é a Escola Municipal Eloína Loyola de Camargo, localizada na rua Comandante Dídio Costa, s/nº, no bairro Bockmann, próximo ao campo de futebol do Banguzinho, das 8h às 11h30 e da 13h30 às 17h. 

Paranaguá tem atualmente 333 jovens e adultos estudando na EJA. A iniciativa de oferecer as vagas é incentivada pelo prefeito Edison Kersten, que determinou à equipe da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi) tome as providências para que cada vez mais Paranaguá reduza os índices de analfabetismo. 

“É uma ótima oportunidade para aquelas pessoas que, por diversos motivos, não tiveram chance de estudar enquanto eram crianças. Sabemos da importância dos estudos na vida de uma pessoa. Acho que o EJA é uma grande chance para ajudar nossos cidadãos e por isso damos todo o apoio necessário”, salientou o prefeito. 

A supervisora técnica da EJA na Semedi, Maria Nilta da Silva, lembra que desde 2013 vem aumentando o número de alunos nesta modalidade de ensino, passando de 214 alunos para os atuais 333. Entretanto há metas a serem alcançadas, como levar EJA para moradores das ilhas e comunidades rurais, entretanto há dificuldade para encontrar professor para ficar nestas localidades, pois o período é noturno. “Fazemos a busca ativa e ainda temos alunos analfabetos, mas nossa meta é erradicar, sobretudo em nossas ilhas”, completou a supervisora. 

PERFIL E DIREITOS

A maior parte dos alunos do EJA é de adultos com 30 anos, em média. Muitos voltam a estudar por exigência das empresas onde trabalham, por mais qualificação. Vale lembrar que são admitidos nesta modalidade de ensino pessoas com idade superior a 15 anos. 

Estudantes do EJA têm os mesmos direitos do que os que estão no ensino regular. Eles recebem da Semedi uniforme, material escolar e didático, além de contarem com merenda cujo cardápio é igual ao das crianças, com acompanhamento de nutricionista. Aos que necessitam também é oferecido transporte escolar, no caso dos que moram em comunidades longe da escola. 

ESCOLAS COM EJA

As escolas de Paranaguá com Educação de Jovens e Adultos são: João Rocha dos Santos (Vila Garcia), Francisca Pessoa Mendes (Jardim Esperança), Aníbal Ribeiro Filho (Parque Agari), Nayá Castilho (Vila Divinéia), Almirante Tamandaré (Vila São Vicente), Iná Xavier Zacharias (Vila do Povo), Arminda de Souza Pereira (Jardim Iguaçu), José de Anchieta (Vila Guarani), Leôncio Correia (Jardim Araçá), Maria Trindade da Silva (Colônia Santa Rita), Graziela Elizabete Almada Diaz (Vila Nova – Ilha dos Valadares) e Iracema dos Santos (Sete de Setembro – Ilha dos Valadares). 

SERVIÇO

Para se inscrever é necessário apresentar documento original e cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento, do RG e CPF, comprovante de endereço (fatura de luz ou água), histórico escolar ou declaração de escolaridade, caso já tenha frequentado algum estabelecimento de ensino anteriormente. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3420-2856.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Paranaguá

Deixe um comentário