Janete Passos: experiência em gestão em prol do servidor e município

por Redação JB Litoral
12/11/2020 17:14 (Última atualização: 12/11/2020)

Licenciada do Sismup e Funserv, Janete busca uma cadeira na Câmara Municipal para trabalhar pela cidade e população

Desde que entrou na vida pública, em janeiro de 1998, ao passar em concurso público na função de técnica em administração, Janete Isabel Passos, investiu mais do que trabalhar como servidora na Prefeitura de Paranaguá e reuniu conhecimento e experiência visando contribuir com a gestão e o município.

Aliando a busca nos cursos de Gestão Pública na Uninter e seu MBA em Liderança e Gestão Pública, com uma dedicação intensa de quase duas décadas em sua função, Janete assumiu a direção de setores essenciais da prefeitura, como Recursos Humanos, Protocolo e chegando ao cargo de Secretária de Administração.

Entretanto, neste período atuou ativamente do outro lado da função pública, levando sua experiência em vários Conselhos Municipais, como o da Mulher, Idoso, Trabalho e Saúde e, até mesmo, na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

A servidora chegou a ponto de assumir a presidência do Conselho Administrativo do Paranaguá Previdência, órgão de maior importância para o final de carreiras do funcionalismo.

Diante de todas essas atividades, o caminho para defesa do servidor, como dirigente sindical, se tornou consequência dos resultados obtidos, quer nos conselhos como na função, e assim foi eleita para presidente da Associação Municipal do Servidor (Funserv), onde exerceu duas gestões consecutivas.

Um período de trabalho que resultou, entre outras conquistas, na reativação de convênios com o comércio e prestadores de serviço, manutenção e ampliação de ações sociais, como a entrega dos Kits de Natal.

Após seu último mandato de resultados para categoria, Janete abraçou um novo desafio ao ser eleita para presidência do Sindicato dos Servidores do Município de Paranaguá (Sismup).

Nele conseguiu a regularização e ativação da carta sindical do sindicato, junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), atendimento jurídico para os associados e a  regulamentação na Receita Federal e também no Cartório de Registro.

Entretanto, um dos maiores desafios vencidos na administração da entidade sindical por Janete e sua diretoria, foi a liquidação de todas as dívidas herdadas, que comprometia a saúde financeira do Sismup.

E sua atuação em conjunto com a diretoria, foi estendida para os associados e servidores capelistas, inclusive com a reestruturação da sede sindical do Sismup em Antonina.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

O sonho da sede própria da Funserv

Janete Passos: experiência em gestão em prol do servidor e município 2
Uma das maiores conquista da servidora, na direção da Associação da Funserv, foi a construção e inauguração da sede própria

Conciliando a presidência do Sismup com a vice-presidência da Funserv, hoje, comandada por Patrícia Marcelino e sua diretoria, Janete Passos vem deixando um legado de conquistas para categoria nas duas entidades. Entre elas, a atualização do Estatuto dos Funcionários, elaboração do Plano de Cargos e Salários, fixação da data base para funcionalismo público, a progressão na vertical e a valorização do por aperfeiçoamento, além de outras resgatadas.

Nesta gestão, ela solicitou junto ao Prefeito Marcelo Elias Roque (Podemos) para dar andamento nos processos de incorporações do adicional de 80% de funções e cargos comissionados exercidos que estavam parados desde 2014.

Com este direito do adicional resgatado, com ele vieram ainda, o auxilio transporte, pago em dinheiro para todos os funcionários, o vale alimentação e o grande reforço de todo final de ano, o 13° do vale alimentação.

Neste ano de pandemia do novo coronavírus, Janete trabalhou com sua diretoria e a prefeitura passou fornecer também os 40% de insalubridade para os servidores que atuavam e seguem atuando na linha de frente no combate a Covid-19.

Entretanto, depois de todos esses anos de dedicação na vida pública em defesa da categoria, Janete e Patricia Marcelino, realizaram o sonho de todos os servidores municipais associados da Funserv, que foi a inauguração da sede social, em julho deste ano, apesar da pandemia da Covid-19.  

Um trabalho iniciado com a aquisição do prédio em 2012, na gestão de Janete Passos, pelo valor de R$ 750 mil. Nesse tempo, houve o planejamento financeiro necessário para realização de uma reforma completa do espaço e aquisição de mobiliários, por mais R$ 300 mil.

A inauguração contou, inclusive, com a presença do prefeito Marcelo Roque.

Acostumada a abraçar desafios, a servidora se mostra como uma viável e com expertise para atuar na Câmara Municipal em favorecimento dos servidores, segmentos sociais e na oferta do serviço público para contribuintes e população.

“Busco fazer um pouco mais para cidade, gestão pública e aos parnanguaras, caso seja eleita vereadora. O mandato aumentará minha condição de fazer muito mais pelo cidadão”, prevê Janete dos Passos.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments