PUBLICIDADE

Litoral apresenta mais três confirmações de Covid-19 – agora são 30

por Luiza Rampelotti
13/05/2020 18:00 (Última atualização: 13/05/2020)

Dados atualizados pela SESA até esta quarta-feira (13)

Mais três casos do novo coronavírus (Covid-19) foram confirmados no litoral. São mais dois pacientes em Paranaguá, que agora totaliza 20 confirmações, e mais um em Guaratuba, com o total de 05 infectados. Com isso, a região registra 33 casos da doença, sendo que 13 pessoas já se recuperaram.

No informe epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (13), pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA), houve a constatação da causa do óbito de um morador de Guaraqueçaba que havia contraído o vírus e morreu na segunda-feira (11). Sérgio Noronha, de 34 anos, morreu devido à insuficiência cardíaca e respiratória, ocasionada pela Covid-19. Agora, são três mortes confirmadas no litoral, sendo as outras duas em Paranaguá.

O número de casos atualizados são: 01 em Guaraqueçaba (01 óbito); 05 em Guaratuba; 02 em Matinhos; 02 em Morretes; 20 em Paranaguá (02 óbitos) e 03 em Pontal do Paraná.

Litoral tem baixo número da doença

Comparado com outras regiões do Paraná, que já apresenta 1.996 pessoas infectadas pelo vírus, sendo que, destas, 117 vieram a óbito, o litoral paranaense registra números relativamente baixos da doença.

O informe epidemiológico da SESA informa que a 1ª Regional de Saúde de Paranaguá (que corresponde a todo o litoral) tem um coeficiente de incidência de coronavírus com estimativa de 111 casos confirmados a cada 1 milhão de habitantes. Isso deixa a região na 11ª colocação, entre 22. Paranavaí lidera a lista com 900 infectados para cada 1 milhão de habitantes.

Vale destacar que o litoral do Paraná tem maior apelo turístico que as demais regiões do Estado, possuindo praias e cidades históricas. Desde o início do isolamento social, em março, houve três feriados prolongados (Sexta-Feira Santa, Tiradentes e Dia do Trabalhador), datas em que a região é altamente procurada por turistas das mais diversas cidades.

De acordo com Giovani Souza, diretor-geral do Hospital Regional do Litoral, referência em atendimentos a Covid-19 nas sete cidades da região, os números comprovam que o isolamento social determinado pelos prefeitos tem funcionado. “A boa posição do litoral neste ranking demonstra que a comunidade tem seguido o protocolo de controles e cuidados definidos pelo Estado e Municípios. Porém, é importante que todos continuem em casa sempre que possível, passem álcool e lavem as mãos com frequência, se mantenham em afastamento social e usando a máscara quando precisarem sair de casa, em casos de extrema necessidade. É importante destacar que essas ações são a única forma de prevenção ao coronavírus, já que ainda não existe um medicamento eficaz ou vacina”, diz.