Litoral do Paraná entra em alerta e pode ter tempestades na quarta (10)

por Redação JB Litoral
09/10/2018 00:00 (Última atualização: 09/10/2018)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a possibilidade de tempestades nesta quarta-feira (10) nos estados do Paraná, Santa Catarina e parte do Rio Grande do Sul. Segundo o alerta laranja, de nível intermediário, os estados podem ter chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e queda de granizo.

A Marinha do Brasil também emitiu um alerta, avisando que as tempestades poderão provocar ventos intensos no litoral do Paraná, Santa Catarina e Sul de São Paulo, entre o dia 10 pela manhã e o dia 11 à noite. Os ventos, com velocidade de 60 a 100 km/h, devem ocasionar mar agitado com ondas de direção Sudeste a Leste, de 3 e 4 metros de altura, entre o dia 11 pela madrugada e 12 pela manhã.

A Marinha pede aos navegantes que consultem essas informações antes de irem ao mar e solicita ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio”, adverte o Capitão dos Portos do Paraná, Germano Teixeira da Silva.

Existe o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Recomendações

Em caso de ventos fortes:

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descarga elétrica;  

não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propagada;

desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia e, feche o registro do gás de cozinha, evitando agravamentos no caso de queda de árvore.
 

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil – telefone 199 e ao Corpo de Bombeiros – telefone 193.

Deixe um comentário