Litoral do Paraná tem prováveis 1.363 candidatos a vereador que concorrerão a 85 vagas

por Luiza Rampelotti
21/09/2020 21:06 (Última atualização: 23/09/2020)

Com o encerramento das convenções partidárias na última semana (16), evento determinado pela Legislação Eleitoral e que reúne membros de partidos políticos para escolha dos candidatos que concorrerão às vagas nas eleições municipais de 2020, ficou definido que o litoral paranaense terá 1.363 pessoas disputando as 85 cadeiras do Poder Legislativo nas sete cidades da região.

O maior número de vagas disponíveis é em Paranaguá, onde existem 19 vereadores; em seguida Guaratuba, com 13; Matinhos, Pontal do Paraná, Morretes e Antonina, igualmente com 11, e Guaraqueçaba, com 09.

Neste ano, a sistemática do processo eleitoral conta com uma mudança: anteriormente, era possível a realização de coligações tanto para a eleição majoritária – para os cargos do Poder Executivo; quanto para a proporcional – cargos do Poder Legislativo. Em 2020, as coligações só estão permitidas para quem estiver disputando uma vaga para prefeito e vice-prefeito. A alteração se deu por meio da Emenda Constitucional nº 97/2017 que, apesar de promulgada em 2017, passou a valer somente a partir dessas eleições municipais.

Com isso, os partidos podem lançar uma quantidade de candidatos a vereadores no limite de até 150% do número de vagas existentes nas respectivas Câmaras Municipais. No entanto, para municípios de até 100 mil eleitores, podem ser registradas candidaturas de até 200% do número de vagas a ser preenchido. 

Vale destacar que, segundo o Calendário Eleitoral, de 16 até 26 de setembro é quando acontece o período de registro efetivo das candidaturas, ou seja, até o último dia é possível que os prováveis candidatos retirem seus nomes da disputa. No dia 27 é dado início à campanha eleitoral.

ANTONINA

De acordo com o levantamento realizado pelo JB Litoral, por meio da verificação das atas das convenções partidárias, o município de Antonina somou 158 candidatos ao Legislativo Municipal para concorrer às 11 cadeiras de parlamentares na Câmara de Vereadores. Com o maior número de requerentes, os partidos Cidadania e Republicanos disponibilizaram 17 nomes. Já o PL e o DEM contabilizaram 16 candidatos, seguidos dos partidos MDB, PSL e PSC, com 14. O PSD e o PROS contaram com 13 nomes cada. No PRTB são 12, no PATRIOTA 11 e o PV tem apenas 01 candidato.

MORRETES

Em Morretes, 121 nomes estão concorrendo para ocupar os 11 cargos de vereador na cidade. O partido PDS apresentou 17 candidatos; já o MDB e o PROS 16. O Republicanos somou 14 pretendentes às vagas, o Podemos informou 13, PSC 12 e PL 10 candidatos à Câmara Municipal. Já o PSL 9, PSB 8, PDT 4 e o PT somou 2 candidatos.

GUARAQUEÇABA

A cidade de Guaraqueçaba, que tem a menor quantidade de cadeiras na Câmara, isto é, 09, dispõe de 121 candidatos ao Poder Legislativo durante estas eleições municipais. Com 13 candidatos, o PROS é o partido com o maior número de concorrentes no município. Já o Cidadania, PSL e PTC somaram 10 nomes para disputar às eleições. Em seguida, o PSC e PTB com 9, os partidos PP, MDB, PSDB e Patriota com 8 candidatos. Além do PSD e DC com 6, PL 5, PSB e PT 4, finalizando com o partido PDT que apresentou 3 candidatos.

PONTAL DO PARANÁ

Pontal do Paraná contabilizou 178 candidatos aptos para concorrer aos 11 cargos de vereador no município. O Partido Avante apresentou 18 nomes, seguido do PDT, PSB, PSD com 17. Já o DEM, Republicanos e o PMN apresentaram 15 registros. O PV somou 13, PP 12 e o PROS 10. O partido PSL disponibilizou 9 candidatos, o PSC e o PT 8, o PCdoB 2 e o MDB e PSDB apenas 1 cada.

GUARATUBA

Em Guaratuba, serão 212 candidatos concorrendo as 13 vagas na Câmara de Vereadores. Com o maior índice, os partidos PP, PSC, PROS, PSD e DEM homologaram 20 candidatos. Já o PSL e Cidadania 18, o PSDB 16, os Republicanos e PTC 15, PDT 13 e o partido MDB 11. O PT apresentou 04 nomes e o Podemos 2.

MATINHOS

Com 145 candidatos em 2020, Matinhos possui 11 cadeiras legislativas na cidade. Para esta eleição, o partido PSC apresentou 18 nomes e o Podemos, PSL e PROS somaram a mesma quantidade: 17. Já o PL e o MDB 16 candidatos, seguidos do PSD com 13, PP com 10 e o Republicanos, PT e PMN com 7.

PARANAGUÁ

Paranaguá possui o maior colégio eleitoral do litoral e, também, a maior quantidade de vagas no Poder Legislativo: 19. Com isso, consequentemente, a cidade obteve o número mais elevado de candidatos a vereador, são 428 nomes homologados pelas convenções partidárias.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

O partido PDT disputa esta eleição com 33 candidatos, o PCdoB com 30, Podemos e PTC com 29. Já o MDB e o Republicanos tiveram 28 nomes indicados, seguidos pelo PSB, com 26, DC com 25, PP e PROS com 23 e PSC e PATRIOTA com 24. O partido PSL somou 22 nomes, o Avante 20, PSDB com 18, PV e PT 15. O DEM contabilizou 7, o partido Cidadania 6 e PSD 3.

E os candidatos às prefeituras?

Igualmente ao alto número de concorrentes para as vagas do Poder Legislativo, a quantidade de nomes que disputarão as prefeituras do litoral também surpreende.

Em Paranaguá, há 10 nomes na disputa, são eles: o atual prefeito Marcelo Roque (Podemos); José Baka Filho (PDT); Fabiano Elias (Cidadania); Marcos Escumação, o Sukita (PV); Antonio Júlio Machado Lima Filho, o Julinho Lima (Patriota); Alceu Maron Filho (PROS); Adriano Ramos (Republicanos); Aramis Nascimento, Pichaco (DEM); Manoel Barbosa (PC do B); e Emmanuel Lobo (PCO).

Em Pontal do Paraná são cinco candidatos disputando a prefeitura: o empresário João Carlos Ribeiro (PSC); Edgar Rossi (PSD); Tatiane Navroski (PT); Rudisney Gimenes Filho, o Rudão Gimenes (MDB); e Alfredo Parodi (PSDB).

Matinhos apresenta quatro concorrentes ao Poder Executivo: Cíntia Aparecida Pliszka (PT), Eduardo Dalmora (PL), Paulo Poli (PP) e José Carlos Espírito Santo, o Zé da Ecler (Podemos).

Em Guaratuba, somente três candidatos concorrem à prefeitura: o atual prefeito Roberto Justus (DEM), Maurício Lense (Cidadania) e Jonas Maciel da Silva (Podemos).

Morretes também apresenta três nomes para a prefeitura: o atual prefeito Osmair Costa Coelho, Marajá (Podemos); Ariel Conforto (Republicanos); e Sebastião Brindarolli Júnior (PSD).

Em Antonina, cinco nomes concorrerão ao cargo máximo do Executivo: o atual prefeito José Paulo Vieira Azim (PSD); Valéria Fernandes de Oliveira (Patriota), atual vice-prefeita; Munira Peluso (Cidadania); Edson Cezar da Costa (PROS); e Erick Mendes (MDB).

Por fim, Guaraqueçaba confirmou seis concorrentes: o atual prefeito Hayssan Colombes Zahoui, o Ariad Júnior (PSD); Lilian Ramos Narloch (PSC); Paulo Afonso Teodoro Dias (PP); Geraldo Cunha de Oliveira Neto (Cidadania); Alessandro Carneiro Soares (PTC); e Abelardo Sarubbi (PTB).

Vale destacar que as eleições deste ano foram adiadas, devido à pandemia do novo coronavírus, para o dia 15 de novembro. A votação, normalmente, acontecia no primeiro domingo do mês de outubro.

Eleições 2020:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments