Litoral recebe testes para aplicar em profissionais de saúde e segurança

por Maisy Pires
18/04/2020 10:29 (Última atualização: 18/04/2020)

Testes rápidos vieram do Ministério da Saúde para os 399 municípios do Paraná. (Foto: Divulgação/AEN)

Nesta semana, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) começou a distribuir os 52,4 mil testes rápidos que vieram do Ministério da Saúde para os 399 municípios do Paraná. 

De acordo com o diretor da 1ª Regional de Saúde, José Carlos de Abreu, os testes serão aplicados em determinados grupos. “Neste primeiro momento, testaremos aqueles que estão na linha de frente, por motivos óbvios. Começaremos pelos profissionais de saúde e da segurança pública, como policiais militares e guardas municipais. Caso haja necessidade, também testaremos as pessoas próximas a esses profissionais”. 

Segundo o diretor, os testes de detecção de anticorpos contra o Sars-CoV-2 serão fundamentais para fazer um mapeamento mais detalhado do comportamento do vírus. “Testando essas pessoas que estão em contato direto com o vírus, conseguiremos implementar novas medidas de isolamento, acompanhamento e, até mesmo, garantir a segurança dos nossos profissionais”.  

Como funcionam 

Esses testes rápidos utilizam amostras de sangue. A execução e a leitura da presença de anticorpos devem ser realizadas por profissionais da saúde. O resultado é verificado após 15 minutos. 

Como a Covid-19 exige notificação imediata, os resultados individuais de todos os testes rápidos deverão ser informados, positivos ou negativos. Para isso, é preciso notificar o caso no novo Sistema Estadual de Notificação. 

Positivo vs negativo 

De acordo com o protocolo adotado nacionalmente, para atingir veracidade de 86% é necessário que o teste seja realizado após o 7º dia do início dos sintomas e apenas 72 horas após o desaparecimento dos sintomas, o que evita um “falso-negativo”. 

Se o resultado for negativo, o profissional poderá voltar ao trabalho normalmente, utilizando máscara cirúrgica até o final do período de 14 dias. Se for positivo, ele deverá cumprir período de isolamento de 14 dias. 

Com informações da AEN