Cidades do litoral buscam doações para ajudar atingidos pela chuva em Guaraqueçaba

0
23
Secretário de Segurança, João Carlos Silva, pede a doação de água potável.

Após as fortes chuvas que causaram estragos na zona rural da pequena cidade de Guaraqueçaba, no litoral do Paraná, no sábado (05) e domingo (06), municípios da região estão promovendo uma ação solidária de arrecadação de alimentos, roupas e água potável para os moradores atingidos pelas enchentes. Segundo a Defesa Civil, choveu cerca de 263 milímetros até a tarde de sábado.

De acordo com o Prefeito do município, Hayssan Colombes Zahoui (MDB), o Ariad Júnior, pelo menos 1000 pessoas foram afetadas e, a maioria, perdeu todos os móveis e utensílios domésticos. Entre as comunidades mais prejudicadas estão: Tagaçaba, Tagaçaba de Cima, Batuva, Rio Verde, Utinga, Morato, Serra Negra, Assungui e Potinga.

O Corpo de Bombeiros afirma que, só em Tagaçaba, 65 pessoas ficaram desabrigadas, sendo encaminhadas para pousadas da região até a manhã do dia 06. Além disto, em Itapema, cerca de 20 moradores ficaram isolados e tiveram que ser resgatados pelos Bombeiros.

Outras comunidades estão com falta de água potável e energia elétrica, e os órgãos municipais ainda estão trabalhando para resolver o problema.

Pontos de coleta

Para amenizar os efeitos das enchentes, cidades do litoral estão coletando materiais necessários, como de higiene pessoal, limpeza e, principalmente, água potável. Em Paranaguá, as doações estão sendo concentradas no ginásio Dr. Joaquim Tramujas, no Centro Histórico, das 8h às 18h.

De acordo com o Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil e Secretário Municipal de Segurança, João Carlos Silva, o movimento em prol das famílias vítimas do desastre começou no sábado, 05, pela noite com a arrecadação de 40 colchões.

Cidades do litoral buscam doações para ajudar atingidos pela chuva em Guaraqueçaba 1
Doações, em Paranaguá, podem ser entregues no ginásio Dr. Joaquim Tramujas.

Já estávamos em prontidão em Paranaguá, pois também esperávamos um alto volume de chuva. Paralelamente, em Guaraqueçaba, aconteceram as enchentes e prontamente pudemos ajudar”, disse.

Segundo ele, as doações estão ocorrendo desde domingo (06). “Graças a Deus a população doou em massa. Tivemos falta de embarcação para levar os materiais até a ilha devido à grande quantidade, mas já resolvemos esta situação”, declara.

Ele afirma que, a princípio, a necessidade de roupas e calçados já foi suprida. “As pessoas precisam voltar para suas casas, para realizar a limpeza. Então pedimos que doem produtos de higiene e limpeza, água potável e alimentos não perecíveis”, diz.

Guaratuba e Antonina também estão realizando campanhas de arrecadação. Em Guaratuba, elas podem ser entregues no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na Avenida 29 de Abril, nº 656, no Centro.

Em Antonina, a campanha está sendo realizada no Teatro Municipal, na Rua Carlos Gomes da Costa, nº 266, e as doações podem ser entregues das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 18h.

Comentários e Opiniões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here