Após 4 anos para início das obras, Hotel Íbis começa a ser construído

0
19
NULL

Cogitado desde 2011 para ser construído em Paranaguá, o Hotel Íbis teve enfim suas obras iniciadas no município, mais precisamente no bairro da Costeira, na Avenida Coronel José Lobo esquina com a rua Visconde de Nácar, em frente ao Clube Olímpico. Na época do anúncio do empreendimento, a antiga gestão da Prefeitura afirmava que hotel estaria concluído até o final de 2013, algo que não foi concretizado, visto que na última semana, a Prefeitura anunciou que o empreendimento deverá ser finalizado somente em 2016. O anúncio de início das obras ocorreu depois de denúncia feita pelo JB, em fevereiro desse ano, com relação ao abandono do terreno pertencente ao hotel.

Em 2011, na gestão do ex-prefeito José Baka Filho (PDT), o antigo presidente da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur), Luiz Fernando Gaspari de Oliveira Lima, afirmou que o hotel iria entrar em funcionamento dentro de um ano, ou seja, até 2012. Na época o presidente da Fumtur ressaltava a importância do empreendimento para Paranaguá, com vistas ao turismo e ao corporativismo advindo das empresas que atuam no porto. Da mesma forma, o ex-prefeito Baka, durante a inauguração da loja de departamentos da rede mexicana Coppel, ocorrida no dia 18 de novembro do mesmo ano, também anunciou a vinda do Hotel Íbis para cidade.

 Apesar do anúncio, nos anos seguintes a 2011 o cenário do terreno onde deveria ser o hotel foi de abandono. Mato alto, entulhos, presença de usuários de drogas e muro derrubado fizeram com que a localidade inclusive trouxesse medo aos moradores da Costeira, sendo que, em janeiro desse ano, uma moradora que não quis se identificar chegou a entrar em contato com o JB para denunciar o problema. Além do desrespeito na prática, o abandono do local era uma afronta a Lei Municipal 2072/98 em seus incisos I e II, que estabelece que  “todo proprietário de terreno baldio de frente para rua é obrigado mantê-lo capinado e em perfeito estado de limpeza (I) e murado, em alvenaria de tijolo, cerca viva ou outro tipo, desde que aprovado pela Secretaria Municipal de Urbanismo (II)”.

Apesar de toda a questão legal e a promessa atrasada de início da construção do hotel, no início de 2014 e nos anos anteriores não houve fiscalização da Prefeitura e nem atuação por parte do proprietário da rede de hotéis Ibis. Vale ressaltar que o local está em área nobre do município, sendo que já foi residência do prefeito Constantino João Kotzias (1968/1971), mais conhecido por Costinha.

Enfim, construção iniciada

Na semana passada, a Prefeitura Municipal anunciou o início das obras do Hotel Ibis, pertencente a rede hoteleira Accor. Dessa vez o prazo foi diferente do anunciado pela antiga gestão, demorará cerca de dois anos para que o hotel abra as portas em Paranaguá. Já há a presença de máquinas e funcionários no terreno, que, após anos de abandono, teve enfim seu cenário alterado, afastando o mato, entulho e viciados.

De acordo com a Prefeitura, o hotel terá ao todo 102 apartamentos e terá ao custo total de valor investido de R$ 9 milhões, sendo que já foi aprovado pela Prefeitura Municipal nesse ano. O fato demonstra que o anúncio feito pela Prefeitura, na gestão Baka, em 2011, foi realizado sem que ao menos o Poder Executivo e a Secretaria de Urbanismo tivesse aprovado o empreendimento.

Segundo informa a assessoria, um dos motivos da vinda do hotel é a boa atração de investimentos ao município, maximizado com a modernização portuária realizada nos últimos anos, algo que ocorre em todo o Brasil. “O início da construção é uma ótima notícia, por se tratar de um empreendimento que trará mais empregos e com alto padrão de qualidade. Paranaguá merecia uma investimento desse porte”, afirma o prefeito Edison Kersten (PMDB), que comemorou o início das obras.

*Com informações da Prefeitura Municipal

Comentários e Opiniões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here