Guarda Municipal inicia curso de capacitação para porte de arma de fogo

0
24
NULL

O objetivo de dotar os guardas civis municipais de Paranaguá com arma de fogo está mais próximo de se tornar realidade. Por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Segurança (Semseg), e o 9º Batalhão de Polícia Militar do Paraná, iniciaram-se, na tarde desta segunda-feira (1º), as aulas do Curso de Capacitação para Porte de Arma de Fogo.

O prefeito Edison Kersten, o secretário municipal de Segurança, Cícero Alves Fernandes, e o comando da 9º Batalhão da PM acompanharam a aula inaugural da primeira turma, composta por 35 guardas municipais. O curso tem um total de 160h entre conteúdos teóricos e práticos. A etapa iniciada hoje é teórica.

“Temos a felicidade de estreitar a relação com o município e dar a capacitação aos guardas municipais para que possam portar arma de fogo. O treinamento começa aqui e a segunda parte, a prática, será realizada na academia militar do Guatupê, em Curitiba”, explica o tenente Alexander, coordenador da capacitação.

Ainda, segundo ele, os guardas passarão pelo mesmo treinamento ofertado aos policiais militares. “São aspectos legais, questões relativas à progressão ao uso da força, estudo do armamento, da munição e dos tipos de tiro”, ressaltou Alexander.

O major Nivaldo, comandante do 9º BPM, disse estar satisfeito com a parceria. “A parceria é benéfica para o agente de segurança municipal e estamos dispostos a cooperar em tudo o que for necessário nesse sentido”, salientou.

Investimento
Durante a abertura da aula inaugural, o prefeito Edison Kersten anunciou parceria com a Polícia Militar para construção, dentro das dependências do atual 9º Batalhão, de um estande de tiro. “Pensamos em construir esse espaço para ficar em definitivo para os agentes do litoral, seja do estado ou do município, para que não precisem se deslocar a outros centros fazer a reciclagem”, explicou.

“Estamos mostrando que é importante investir tanto na capacitação dos nossos guardas quanto na aquisição de equipamentos. Desde o ano passado já investimos muito na aquisição de motocicletas, viaturas, máquina para sinalização de via, ônibus, câmeras de videomonitoramento, dentre outros. Esse é mais um passo na valorização dos guardas municipais”, disse.

O secretário municipal de segurança, Cícero Alves Fernandes, salientou “que o curso é essencial para o guarda municipal, pois o recém aprovado Estatuto das Guardas prevê o porte de arma de fogo. As armas já foram adquiridas e estão em processo de homologação pelo Exército Brasileiro”, explicou.

Segundo os organizadores, não é possível prever, ainda, a data de término do curso, pois a escala das aulas será adaptada a escala de trabalho da Guarda, para que o curso não desfalque o efetivo nas ruas.

 

Comentários e Opiniões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here