Deputado Goura com o Embaixador do Brasil na Bélgica, Haroldo Ribeiro, e o Secretário da embaixada, Diplomata Gustavo Marchetti Foto - Divulgação)

Na semana passada, o Deputado Estadual Jorge Brand (PDT), mais conhecido como Goura, pleiteou, junto à embaixada do Brasil em Bruxelas, na Bélgica, uma parceria entre o Porto de Paranaguá e o de Antuérpia, um dos maiores do mundo. Para ele, o convênio auxiliaria na cooperação internacional e desenvolvimento da região.

Goura participou, nos dias 04 e 05, do Fórum Cities and Regions for Developmente Cooperation, com o intuito de debater e propor parcerias e políticas estratégicas para o desenvolvimento sustentável das cidades e regiões paranaenses. O evento aconteceu no contexto da “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como objetivo trabalhar para a plena implementação deste programa, que contém 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas, até o ano de 2030.

Na conferência, foram discutidas as possibilidades de cooperação descentralizada sobre políticas e práticas em desenvolvimento urbano sustentável, entre os governos locais e regionais da União Europeia e países parceiros, como é o caso do Brasil. “Por isso, abriu-se a possibilidade para que o Paraná, o município de Paranaguá, por meio do Porto, e o Litoral, como um todo, possam ser contemplados por acordos de cooperação com a União Europeia”, diz Goura.

Segundo ele, o convênio seria firmado a partir da Divisão de Desenvolvimento e Cooperação Internacional da Comissão Europeia (DEVCO) e abriria várias oportunidades nas áreas de desenvolvimento urbano e sustentável.

Os embaixadores Haroldo Ribeiro e Marcos Galvão colocaram, à nossa disposição, todo o corpo diplomático da embaixada do Brasil na Bélgica, e da missão brasileira junto à União Europeia, para que se possam concretizar as parcerias previstas nos acordos de cooperação internacional. São muitas as possibilidades que precisam ser estudadas bilateralmente”, afirma.

Conexão com o Litoral

Apesar de o deputado ter passado pela Câmara Municipal de Curitiba, e ter sido o único vereador a se eleger para o cargo de Deputado Estadual nas eleições de 2018, pela cidade, totalizando 37.366 votos e, destes, 27.490 apenas na capital, ele já tem uma relação com o Litoral do Paraná. “Realizamos uma audiência pública sobre mobilidade ativa na Câmara de Paranaguá, em setembro de 2018, com ampla participação da comunidade e autoridades locais. Além disto, visitamos, no final de 2018, a comunidade indígena da Ilha da Cotinga e, também, participamos e organizamos o 1º Fórum de Ciclomobilidade de Antonina, em setembro de 2018”, relembra o deputado.

Comentários e Opiniões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here