Três anos após desastre ambiental; Beto Richa conclui entrega das casas no Batel

0
16
NULL

Entrega programada para o dia 16 e antecipada para o dia 9,  o governador Beto Richa (PSDB) concluiu a entrega das chaves das casas próprias para 35 famílias de Antonina, vítimas do desastre ambiental que castigou a cidade em março de 2011.

Com mais de duas horas de atraso, o governador encerrou sua agenda de visitas no litoral com uma solenidade que durou cerca de 40 minutos, entre descerramento da placa de inauguração, discursos e entrega simbólica das chaves para algumas famílias.

As casas populares fazem parte da segunda etapa do Residencial Campo do Batel e sua entrega estava programada para ser realizada na próxima sexta-feira, porém, com a polêmica surgida em razão de alguns vereadores questionarem o fato de pessoas contempladas não receberem suas casas, o evento foi antecipado.

Parentes de contemplados que não receberam suas casas acompanharam a solenidade de entrega e repassaram ao JB informações sobre o que eles consideram irregularidades no processo. Entre eles, moradores questionaram o fato de uma professora estar recebendo a casa, apesar dela possuir outras duas na cidade, uma delas no bairro turístico da Ponta da Pita. Segundo os moradores, a residência que a enchente destruiu era ocupada pela empregada da professora, que jamais morou na localidade destruída pelas águas. Os oradores afirmaram que a professora doará a casa para sua sobrinha, enquanto a empregada teve de ir embora para Curitiba para morar com parentes.   

Em duas sessões da Câmara Municipal, o vereador Ademir Rodrigues, o Barroca, (PRB), disse que tentou ter acesso a lista das pessoas contempladas junto a Defesa Civil e Cohapar, mas que não foi atendido. Ele defende um grupo 

Com esta segunda entrega o Governo do Paraná, a prefeitura e recursos repassados pelo Governo Federal, de pessoas que estavam na listagem de contemplados, mas que não receberam suas casas.concluíram o projeto SOS Litoral, que beneficiou 223 famílias, vítimas da enchente. “Com essa infraestrutura, a chuva não assusta mais. Além de casas novas, há saneamento e infraestrutura urbana”, afirmou o prefeito João Ubirajara Lopes, o João Domero (PSC).

O governador abriu a casa da dona de casa Jane Lúcia Oliveira Fonseca, irmã do ex-vereador Jeferson Fonseca (DEM) e do ex-prefeito Kleber Fonseca e, em seguida, lhe entregou as chaves. Ela morava há 15 anos na antiga casa que ficava no morro. “O sentimento agora é de alegria e vitória”, disse emocionada Jane, que tem esperança de aumentar, fazer mais quartos, pois com ela vai morar a filha e dois netos. “Eu estava morando de favor na casa dos meus pais. Agora tenho minha própria moradia”, afirmou.

O Projeto SOS Litoral foram beneficiadas 88 famílias em Antonina, 85 em Morretes e 50 em Paranaguá, num investimento de mais de R$ 11 milhões do Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional, na gestão da presidente Dilma Rousseff (PT).

O prefeito de Antonina, João Ubirajara Lopes, disse para reportagem do JB que há outro projeto para construção de mais 49 moradias para famílias de pequenos agricultores e pescadores. “A entrega destas casas é uma enorme satisfação e acaba com a polêmica  que já vem desde 2011. Esse processo que demorou  por várias questões de empresas que não conseguiram e, hoje, conseguem entregar esta segunda etapa. Como falei aqui, vamos trabalhar em cima de outras etapas e que, pessoas aqui como o Índio que está com sua casa em situações precária, vamos fazer um novo cadastramento. Vamos trabalhar para conseguir casas para essas pessoas. Nós já temos crédito para construir mais casas, o problema é área disponível na cidade, que não tem. Uma área específica que também possa ser liberada para se construir mais casas populares. Estamos trabalhando para conseguir e vamos desapropriar algumas áreas. Alguma coisa temos que fazer para poder, ainda dentro do nosso mandato, conseguir alguma coisa nem que fique pronto para o próximo mandato. Eu estou aqui até 2016 e para frente não sei, mas se continuarmos vamos conseguir terminar”, disse o prefeito  que aproveitou para parabenizar todas as mães antoninenses e das cidades do litoral.

 

 

Comentários e Opiniões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here