Matinhos recebe Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher

por Maisy Pires
13/10/2020 20:52 (Última atualização: 1 semana atrás)

Por meio do mamógrafo, da Unidade Móvel, é possível visualizar pequenas alterações nas mamas (Foto: Maisy Pires/JB Litoral)

Em alusão ao Outubro Rosa, o Sistema Fecomércio instalou no Sesc Caiobá, em Matinhos, a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, com exames de mamografia e preventivo gratuitos para as moradoras do município.

Durante todo o mês de outubro, mulheres entre 50 e 69 anos poderão fazer a mamografia, mediante agendamento, desde que não tenham feito os exames há menos de um ano. Para a realização do preventivo é necessário ter entre 25 e 64 anos e iniciado a atividade sexual.

Matinhos recebe Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher 2
Na foto: Soraia Quintana; Claudir Lourenço; Ana Clara do Carmo; Bruna Silveira e Adalberto Carneiro (Gerente executivo Sesc Caiobá)

O secretário de Saúde de Matinhos, Claudir Lourenço, agradece ao Sesc pela parceria junto ao município. “O Sesc Caiobá já tem sido parceiro do município, por intermédio da Secretaria de Saúde, há algum tempo. Essa é a segunda ação que realizamos, visando a saúde da mulher, ofertando os exames preventivos e mamografia. Além disso, nós estamos efetuando a solicitação das mamografias e preventivos na nossa Unidade Básica de Saúde (UBS). É de extrema importância utilizarmos o Outubro Rosa para levarmos a política pública a todas as mulheres matinhenses”, diz o secretário.

Como funciona o Sesc Saúde Mulher

Segundo a colaboradora do Sesc Regional, Ana Clara do Carmo, os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira. “Nas segundas atendemos apenas no período da tarde e nas sextas pela manhã, pois precisamos descer de Curitiba, mas nas terças, quartas e quintas são feitos oito atendimentos pela manhã e sete à tarde”.

Matinhos recebe Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher 3
Para a realização do preventivo é necessário ter entre 25 e 64 anos.
(Foto: Maisy Pires/JB Litoral)

Para a realização do preventivo é necessário seguir algumas orientações. “Pedimos que a paciente não utilize medicamentos por via vaginal, que esteja fora do período menstrual e não mantenha relação sexual nas 48 horas que antecedam a coleta. Tudo isso é orientado na hora de fazer o agendamento dos exames”, ressalta Ana.

De acordo com Bruna Silveira, responsável pela realização da mamografia, por meio do mamógrafo da Unidade Móvel, é possível visualizar pequenas alterações nas mamas. “Nosso equipamento é um dos mais modernos do mercado. Pela compressão das mamas, em diferentes posições, conseguimos visualizar pequenas alterações, o que permite descobrir o câncer de mama em fase inicial. Se possível, é importante que a paciente traga mamografias anteriores, esvaziar as mamas pelo menos uma hora antes, caso esteja amamentando, e se houver suspeita de gravidez, não venha fazer o exame”.

Bruna ressalta que os exames têm como objetivo rastrear os cânceres de colo de útero e de mama. “Nós realizamos as coletas necessárias e encaminhamos, semanalmente, para o Hospital de Câncer de Barretos, em São Paulo, referência no tratamento e prevenção de câncer no Brasil. Após a análise, o resultado é encaminhado para a Unidade Básica de Saúde de Matinhos, isso em torno de 30 dias”, completa.

Como realizar o agendamento

“Para agendar as consultas é necessário levar o documento de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência atual e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) até a sede do Sesc Caiobá”, explica Soraia Quintana, assistente de gerente do Sesc. A assistente reforça que, por enquanto, a Unidade Móvel está apenas no município de Matinhos. “Neste momento, estamos atendendo apenas as moradoras de Matinhos, esperamos poder levar a nossa Unidade até as outras cidades do litoral”.

Deixe um comentário