Ministério da Saúde dá parecer favorável para o retorno do futebol no Brasil

por Maximilian Santos [email protected] @maximilianjas
04/05/2020 18:35 (Última atualização: 04/05/2020)

O Ministério da Saúde enviou um documento para a Confederação Brasileira de Futebol – CBF, dando parecer favorável para que as atividades do futebol retornem ao Brasil. No documento, com observações ao Guia Médico da instituição, o ministério afirma que a modalidade é uma atividade relevante no contexto brasileiro e que “sua retomada pode contribuir para as medidas de redução do deslocamento social através da teletransmissão dos jogos para domicílio”.

Porém, para que ocorra o retorno, o Ministério da Saúde pede que a CBF garanta a realização de testes CONSTANTES em todos os atletas, membros das comissões técnicas, todos os funcionários e colaboradores dos clubes, bem como também em familiares e pessoas próximas. Mesmo com o parecer favorável, o Ministério também informa que a disponibilidade dos testes está saturada, por conta da grande necessidade deles para a população brasileira. Outros países que estão com o mesmo quadro da Covid-19 que o Brasil, ainda não definiram a volta do esporte.

Ainda no parecer, não são especificados onde serão realizados os testes, a sua periodicidade e as formas de retestarem, nem mesmo a forma de ajuda aos atletas caso o resultado seja positivo. Também não é especificado como os clubes em crise financeira arranjarão os recursos para isso. Para o Ministério da Saúde, a CBF terá que traçar um plano estratégico para o possível retorno do futebol no Brasil e que, obviamente, seja sem a presença do público externo.