Morador de Guaratuba cria o “Latinbol” e facilita trabalho de coletores

por Maisy Pires
05/01/2021 20:21 (Última atualização: 2 semanas atrás)

Foto: divulgação/facebook

A Associação de Moradores e Amigos de Caieiras (Amac) e o Instituto Guaju, entidade voltada à educação ambiental, ao resgate cultural local e desenvolvimento sustentável, estão desenvolvendo diversas ações na praia de Caieiras, em Guaratuba.

Dentre as ações, foi criado o “Latinbol”, uma estrutura parecida com uma cesta de basquete onde os moradores e turistas “arremessam” latinhas de alumínio.

Morador de Guaratuba cria o "Latinbol" e facilita trabalho de coletores 2
Foto: divulgação/facebook

O idealizador do projeto e vereador eleito em 2020, Fabiano Cecílio da Silva, disse ao JB Litoral que o objetivo é melhorar a qualidade do trabalho dos coletores da comunidade. “Ao caminhar pela praia observei a dificuldade dos coletores ao tentar retirar as latinhas das lixeiras. Muita vezes estavam misturadas com fraldas e restos de comidas. Então, a ideia surgiu dessa inquietude de tentar conciliar a qualidade de vida do trabalhador com a sustentabilidade, pois se fala que 99% das latinhas são recicláveis e quis colocar isso em evidência. Além disso, a coleta gera emprego e renda para a comunidade”.

Outras ações

Nesta temporada, devido a pandemia, o foco principal é a prevenção e combate ao novo coronavírus. “Neste verão destacamos a colocação de placas de “Bom Convívio” com orientações sobre a prevenção do Covid-19, dicas ambientais e cuidados no mar”, contou Fabiano.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Além disso, ele ressaltou o projeto “ordenamento turístico ambiental de Caieiras”. “Desde 2014, a comunidade e o Instituto Guaju vem trabalhando para transformar Caieiras um ponto de referência em turismo de base comunitária e preservação do Meio Ambiente. E, neste ano, estamos plantando mais de 50 árvores em uma área degradada de restinga, que era foco de despejo de lixo, mosquitos da dengue, marginalidade, enfim. Estamos transformando esse espaço num memorial para recuperação da restinga em homenagem aos nossos pescadores”.

“O trabalho está sendo feito graças a união dos moradores, do apoio da Prefeitura Municipal de Guaratuba, por meio da secretaria de Meio Ambiente, do IAT (Instituto Água e Terra)”, finalizou.

  • Morador de Guaratuba cria o "Latinbol" e facilita trabalho de coletores 3
  • Morador de Guaratuba cria o "Latinbol" e facilita trabalho de coletores 4
  • Morador de Guaratuba cria o "Latinbol" e facilita trabalho de coletores 5
  • Morador de Guaratuba cria o "Latinbol" e facilita trabalho de coletores 6

2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments