Morretes e Antonina são declaradas Estado de Calamidade Pública pela ALEP

por Gilberto Fernandes
24/07/2020 11:51 (Última atualização: 24/07/2020)

Assembleia aprovou o Estado de Calamidade Pública na quarta-feira

Desde quarta-feira (22), as cidades de Morretes e Antonina e outras três do Paraná, foram declaradas como Estado de Calamidade Pública, na sessão remota realizada na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) pelo Projeto de Decreto Legislativo 20/2020.

Com os dois municípios do litoral, juntamente com os de Boa Esperança, Curiúva e São Sebastião da Amoreira, o estado soma 322 municípios em situação de emergência em virtude dos efeitos econômicos causados pela pandemia do coronavírus, a Covid-19.

A proposta foi aprovada por unanimidade em dois turnos, nas sessões ordinária e extraordinária. O reconhecimento do legislativo serve para dispensa do cumprimento de metas fiscais previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), devendo os procedimentos licitatórios serem respeitados normalmente.

Até aquela data a Secretaria de Estado da Saúde registrava 2.366 novas confirmações e 71 mortes pela infecção causada pela Covid-19. Até quinta-feira (23) o Paraná somava 61.335 casos e 1.526 mortos em decorrência da doença.

Entretanto, para o secretário de Estado de Saúde, Beto Preto, não é apenas o número de casos e mortes que preocupam neste momento, uma vez que a falta de medicamentos para entubação de pacientes com Covid-19, é que está fazendo o Paraná entrar em situação de calamidade. Até quarta-feira havia estoques de medicamento para três, quatro dias, anunciou o secretário.

Morretes e Antonina são declaradas Estado de Calamidade Pública pela ALEP 2
Preocupação da SESA, neste momento, é a falta de medicamentos para entubação de pacientes com Covid-19

“O Ministério da Saúde está fazendo compra grande no exterior. Devemos entrar nesta compra. Mas a situação é muito grave. Nós conseguimos leitos, equipamentos, ventiladores, mas temos dificuldade quanto aos profissionais de saúde e estamos em uma crise crônica de falta de medicamentos para sedação. É uma crise mundial, mas chegou ao Paraná”, alertava o secretário.

SEM CORONAVÍRUS

No Paraná, apenas 11 municípios não têm casos de Covid-19 confirmados até o momento — Boa Ventura de São Roque, Laranjal, Bom Sucesso do Sul, Flor da serra do Sul, São Carlos do Ivaí, São Pedro do Paraná, Rio Bom, Nova Santa Bárbara, Aririnha do Ivaí, Godoy Moreira e Rosário do Ivaí.

Com informações da Secretaria de estado da Saúde (Sesa)