Mulheres têm local exclusivo para tirar dúvidas sobre o Auxílio Emergencial

por Luiza Rampelotti
18/06/2020 15:31 (Última atualização: 18/06/2020)

Mulheres têm local exclusivo para tirar dúvidas sobre o Auxílio Emergencial 2

A partir de segunda-feira (22), o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) de Paranaguá estará atendendo, voluntariamente, àquelas que necessitam de apoio referente às dúvidas que possam surgir com relação ao Auxílio Emergencial. O Auxílio é um benefício financeiro, oferecido pelo Governo Federal, destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados, e tem por objetivo fornecer proteção emergencial no período de enfrentamento à crise causada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Informações referentes ao cadastramento e o esclarecimento de dúvidas podem ser solicitadas na sede da secretaria municipal de Educação (Rua Dr. Antônio Fontes, Bairro João Gualberto), que cedeu uma sala ao CMDM, e no Centro de Atendimento Integrado de Assistência Social (CAIAS) da Ilha dos Valadares (Vila Bela, próximo à praça Ciro Abalem). Os atendimentos são exclusivos às mulheres e estão sendo feitos via agendamento, com o objetivo de evitar aglomerações de pessoas.

Segundo a presidente do Conselho dos Direitos da Mulher, Rosane de Oliveira da Cruz, as conselheiras já vinham prestando assistência à população desde o início do cadastramento do benefício, em abril.

Estávamos realizando esse serviço por conta própria, auxiliando as pessoas que não sabem mexer no computador, não entendem muito de tecnologia, ou, até mesmo, não têm acesso à internet. Mas decidimos ampliar a oferta, uma vez que há a possibilidade de o Auxílio Emergencial ser estendido e, em parceria com secretaria de Educação, conseguimos uma sala para realizar o atendimento”, diz.

Mulheres têm local exclusivo para tirar dúvidas sobre o Auxílio Emergencial 3
Rosane é a presidente do CMDM. Foto: Reprodução/Facebook

De acordo com ela, a meta é atender, ao menos, 20 pessoas por semana, por meio do agendamento. “Com essa pandemia, temos que evitar aglomerações e é por isso que o agendamento será feito. Além disso, é importante destacar que os ambientes de atendimento são higienizados e cumprem a regra do distanciamento social. Por isso, as pessoas podem ficar tranquilas e seguras ao ir buscar ajuda para esclarecer as dúvidas sobre o Auxílio Emergencial”, comenta.

Para aquelas mulheres que desejarem marcar uma data para tirar dúvidas referentes ao assunto, é possível realizar o agendamento por meio dos telefones (41) 98490-7253 ou (41) 3420-1109, com Rosane; (41) 98412-0277 ou (41) 3420-2979, com Terezinha José Negri da Costa, secretária do CMDM que estará atendendo no CAIAS, na Ilha dos Valadares.