No litoral, escolas não retornarão com atividades extracurriculares

por Maisy Pires
13/10/2020 18:19 (Última atualização: 2 semanas atrás)

Aulas presenciais estão suspensas desde março. (Foto: SEED)

O Governo do Estado anunciou a retomada da grade de atividades extracurriculares na rede estadual de Educação a partir do dia 19 de outubro. São consideradas atividades extracurriculares recursos escolar e nivelamento; aprofundamento da aprendizagem; atendimento educacional especializado; atendimento pedagógico individualizado; cursos de idiomas; experimentação e iniciação científica; cultura e arte, esporte e lazer; tecnologias da informação, da comunicação e uso de mídias; meio ambiente; direitos humanos; promoção da saúde; e mundo do trabalho e geração de rendas.

Porém, a chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE), Clarisse Ubessi, disse ao JB Litoral que os colégios das sete cidades do litoral ainda não retornarão com as atividades. “Os professores e a equipe pedagógica estão dando todo suporte para os alunos de forma online. Além disso, disponibilizamos e-mails e telefones para contato direto com o Núcleo. (Contatos no final da reportagem). Caso necessário, o responsável pode agendar o atendimento presencial”, ressaltou Clarisse.

A medida também abrange as escolas municipais e privadas para turmas do Infantil (a partir de 5 anos), Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio.

Rede municipal

A equipe do JB Litoral entrou em contato com as prefeituras das sete cidades do litoral. A Secretaria Municipal de Educação de Paranaguá (Semedi) que informou que a rede municipal segue as recomendações do Conselho Municipal de Educação e, até o momento, as atividades continuam, apenas, no formato online.

A prefeitura de Guaratuba informou que “o município está atuando no Grupo de Trabalho Saúde na Escola, que é uma instância entre saúde e educação, onde a volta às aulas está sendo discutida. Até o momento, a nova resolução não foi deliberada, e o grupo estará trabalhando em protocolo de retorno para aplicação quando entender que o cenário epidemiológico for seguro”.

Segundo a secretária de Saúde de Morretes, Lúcia Shingo, “o município está seguindo o preconizado pelo Estado e, segundo o secretário de Saúde Beto Preto, ainda não há nada previsto para que isso aconteça, ao menos no litoral. Existem estratégias de segurança a serem providenciadas, em parceria com a secretaria de Educação, bem como, o mais importante que são os dados epidemiológicos seguros, comprovando o baixe índice do contágio”.

As prefeituras de Matinhos, Antonina, Guaraqueçaba e Pontal do Paraná informaram que, por enquanto, as atividades extracurriculares presenciais também não retornarão.

Rede privada

Em nota, o Sindicato das Escolas Particulares (SINEPE/PR) informou que “entende que a retomada de algumas atividades educacionais presenciais é algo absolutamente necessário. As escolas estão sendo preparadas para esse retorno, desde o mês de julho, quando as medidas de segurança foram elaboradas. Acrescente-se que a vontade de cada família também está sendo respeitada, o que traz ainda mais conforto e segurança a todos”.

As aulas curriculares presenciais seguem suspensas em todo o Estado.

Contatos NRE

Chefia: (41) 3420-7205 / 3420-7257

Ouvidoria: [email protected]

Recursos humanos: 3420-7231 / 3420-7233

Equipe de ensino: [email protected]

Legislação: [email protected]

Setor de matrículas: [email protected]

Deixe um comentário