Guaraqueçaba

Ariad Júnior apoiou Cida Borghetti e pode ser penalizado por Infidelidade Partidária

Apesar de o MDB ter candidato ao Governo, Ariad apoiou Cida ( Foto/divulgação/ Instagram)
Apesar de o MDB ter candidato ao Governo, Ariad apoiou Cida ( Foto/divulgação/ Instagram)

O Prefeito de Guaraqueçaba Hayssan Colombes Zahoui, o Ariad Júnior, atual Presidente da Comissão Provisória do MDB local, teve em seu partido um candidato ao governo do Estado, o Deputado Federal João Arruda, sobrinho do Senador Roberto Requião. Entretanto, durante o primeiro turno da campanha eleitoral, apoiou publicamente a candidatura da Governadora Cida Borghetti (PP), que não conseguiu se reeleger.

Isto pôde ser constatado após uma foto publicada e, posteriormente, deletada de sua rede social, juntamente com o Prefeito de Paranaguá Marcelo Elias Roque (Podemos), onde ambos aparecem segurando um banner da Cida. Marcelo Roque foi, supostamente, o coordenador da campanha da governadora em sua cidade e conseguiu 13.390 votos.

Ariad Júnior não definiu ainda nenhuma candidatura do MDB na eleição proporcional, ou seja, aos cargos para a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) e Câmara Federal. O prefeito fortaleceu para a Câmara o candidato Stephanes Junior, do PSD, e para a ALEP, o Presidente da Câmara Municipal de Paranaguá, Marcus Antônio Elias Roque (Podemos), que está sofrendo ação de perda do mandato por infidelidade partidária.

Situação semelhante ocorreu em outubro de 2015, quando o Conselho de Ética do PMDB (atual MDB) do Paraná resolveu expulsar o Ex-governador Orlando Pessuti do partido. Na época, a sigla justificou a atitude afirmando que Pessuti feriu a cláusula de fidelidade partidária, a qual proibia os filiados com cargo ou função de direção de participar da administração direta ou indireta no governo estadual, sob gestão de Beto Richa (PSDB).

Em 2016, o presidente estadual do PMDB, Senador Roberto Requião, iniciou uma reformulação da sigla, retirando do partido os supostos infiéis que tinham ligação com Richa.   

Com o apoio de Ariad, Cida Borghetti obteve 1.054 votos em Guaraqueçaba, enquanto João Arruda recebeu apenas 464. Porém, o mais votado na cidade foi Ratinho Júnior, com 2.260.
 

Presidente do MDB lamentou a postura inadeaquada de Ariad


O que diz João Arruda

O prefeito de Guaraqueçaba decepcionou as lideranças do MDB e, sobretudo, o Deputado João Arruda, que lamenta a postura inadequada de Ariad.

É importante que durante o processo eleitoral esta exposição exista, assim o homem público mostra o que é. Neste caso, um convênio, uma emenda e a pressão que a máquina exerce vale mais do que princípios e postura do cidadão (pelo menos para ele)”, diz Arruda.

O Senador Requião foi procurado para esclarecer se o partido tomará medidas contra Ariad Júnior, mas até o fechamento desta reportagem não houve resposta. Contudo, João Arruda afirma que providências podem ser estudadas, “quanto ao partido e medidas de infidelidade partidária, tudo no tempo certo”.