Morretes

Morretes comemora hoje seu 285º aniversário

O belo Rio Nhundiaquara corta o município, tornando-o ainda mais charmoso
O belo Rio Nhundiaquara corta o município, tornando-o ainda mais charmoso (Foto: Ivan Ivanovick)

A pacata cidade de Morretes, no litoral do Paraná, completa nesta quarta-feira, 31, 285 anos. Seu nome se dá devido à questão geográfica – faz referência aos pequenos morros que a rodeiam. Fundada em 31 de outubro de 1733, a pequena cidade é rodeada por montanhas e banhada por rios, entre eles o belo Rio Nhundiaquara, que corta o município, tornando-o ainda mais charmoso.

Ao desembarcar na cidade, o turista passa a respirar história, especialmente aqueles que chegam até ela por meio da velha estação de trem. Seus casarões antigos com arquitetura colonial contam um pouco de suas memórias, que contrastam com os dias atuais.

Para aqueles que, além do aconchego e calmaria que Morretes oferece, desejam também um pouco de aventura, a cidade proporciona matas com trilhas, cachoeiras de águas cristalinas, o Pico do Marumbi com seus 1.539 metros de altura, que é adorado por alpinistas e montanhistas. Os mais radicais podem aproveitar o ecoturismo e praticar esportes como o rafting e o famoso passeio de boia-cross.

A cidade de encanto e beleza, como é conhecida, é popular também devido à sua culinária típica, como o barreado, principal atração turística. O prato começou como característica própria do município, mas foi consolidado, através do tempo, como símbolo maior da identidade da gastronomia paranaense.

As programações das festividades do aniversário da cidade não foram encontradas no site oficial da Prefeitura, porém, em seu perfil do facebook, existe um convite, feito pelo Prefeito Osmair Costa Coelho (PMDB), o Marajá, chamando a população para participar das comemorações, neste dia 31, a partir das 8h, na Rua Conselheiro Sinimbú. De acordo com o convite, ocorreu o hasteamento do Pavilhão Estadual e Municipal e, na sequência, desfile cívico.

Durante o mês de outubro e novembro também ocorre a Festa das Flores, que se iniciou neste dia 27 e segue até o próximo dia 04. A festa acontece no Centro Histórico, às margens do Rio Nhundiaquara. O evento tradicional do litoral conta com amostra e comercialização de vários tipos de floriculturas da cidade, além de artesanatos e culinária.