Cidades

Ex-diretor Administrativo e Financeiro dos Portos do Paraná assume presidência da CODEBA, na Bahia

Ultima Atualização: 20.09.2019 às 19:47:19
Flávia Morais Lopes Takafashi, Presidente do Conselho de Administração, e Alex Sandro De Ávila, o novo Diretor-presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Divulgação)

O parnanguara Professor Alex Sandro De Ávila se tornou, provavelmente, um dos mais novos gestores portuários no Brasil. Com apenas 31 anos, ele assumiu, na última sexta-feira (20), a presidência da Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA). Graduado e pós-graduado em Administração de Empresas, iniciou sua carreira na Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), como estagiário, em 2007.

Antes de ir para a CODEBA, Alex Sandro atuou por 12 anos na APPA, passando por várias áreas, funções e cargos. Foi Chefe do Departamento de Planejamento dos Portos do Paraná, além de ter sido Diretor Administrativo e Financeiro da empresa pública. O atual Presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia participou, ainda, do processo de transformação da APPA, de autarquia para empresa pública, em 2013.

Na Companhia das Docas desde março de 2019, quando foi convidado pelo Ministério de Infraestrutura para integrar a entidade, Alex Sandro atuou como Diretor de Gestão Administrativa e Financeira. A CODEBA é uma autoridade portuária que tem como finalidade administrar e explorar os portos de Salvador, Ilhéus e Aratu.

No período em que estive na APPA, de 2007 a janeiro de 2019, tive a oportunidade de contribuir e participar de muitos projetos, colaborar com a equipe que conseguiu fazer Paranaguá se destacar no cenário nacional e, sem sombra de dúvidas, isso me possibilitou ser convidado a assumir uma posição de destaque nos Portos da Bahia. Somente seis meses após assumir a direção de Gestão Administrativa e Financeira da CODEBA, fui empossado como Diretor-presidente da Companhia, que é uma das mais importantes do Nordeste do País”, declara o Diretor-presidente.

Currículo

Alex Sandro é graduado na área de Ciências Humanas, e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, com 12 anos de experiência na área portuária. Ele exerceu vários cargos no Porto de Paranaguá e Antonina, onde atuou na Diretoria de Desenvolvimento Comercial, na Assessoria da Diretoria Comercial, Assessoria do Gabinete da Presidência, Chefe do Departamento de Planejamento e, por três anos, como Diretor Administrativo e Financeiro.

Comentários