Paranaguá

Feira de Profissões do SENAC acontece na Agência do Trabalhador nesta quarta-feira

Ultima Atualização: 05.11.2019 às 19:15:33
Gerente Agnaldo convida a comunidade para participar da Feira de Profissões. Foto/JB Litoral

Nesta quarta-feira (06), acontece a Feira de Profissões SENAC, na sede da instituição, localizada na Alameda Coronel Elysio Pereira, 1191, das 08h30 às 17h30. Durante o dia inteiro, estarão disponíveis atividades como workshops, oficinas e rodas de conversa abertas à comunidade em geral.

O Gerente Executivo da unidade, Agnaldo Camilo Monteiro, explica que o evento é simultâneo em todas as 38 unidades no Estado.

 “Neste dia, o SENAC Paraná abre suas portas para receber a comunidade e apresentar os serviços e cursos oferecidos pela instituição”, diz.

Em Paranaguá, os cursos oferecidos são nas áreas de gastronomia, saúde, gestão, informática, moda e beleza. Além disto, durante a Feira, será possível tirar dúvidas, receber orientações e dicas sobre o mercado de trabalho e participar de atividades que possibilitarão a escolha da profissão desejada.

A Feira de Profissões também receberá a Agência do Trabalhador que, na quarta-feira (06), estará realizando atendimentos, colhendo currículos e encaminhando para as vagas disponíveis, e oferecendo vagas de trabalho. “O objetivo é que, conhecendo os cursos e ambientes do SENAC, a pessoa desperte seu interesse em se qualificar profissionalmente, bem como auxiliá-la na inserção no mercado de trabalho”, afirma Agnaldo. Também vale destacar que o SESC Paranaguá estará presente na Feira de Profissões com suas atividades voltadas ao lazer e esporte.

Cerca de 700 alunos estão se qualificando na instituição, dentre os cursos de enfermagem, gastronomia, moda e beleza e os que fazem parte do Programa Jovem Aprendiz. Além destes, existem os cursos rápidos, de aperfeiçoamento, o que garante em torno de quatro mil estudantes anualmente. “O Programa Jovem Aprendiz é muito interessante e, na Feira, a comunidade poderá conhecer melhor esta possibilidade para adolescentes e jovens de 14 a 24 anos. Estes jovens trabalham três dias na semana e estudam dois, ou seja, têm a parte teórica e prática, mas recebem pelos cinco dias. São cursos gratuitos, com duração de um ano, e eles ainda recebem o salário. Existe uma Lei que obriga que empresas, a partir de sete colaboradores, tenham um jovem aprendiz e, nós, do Sistema S (SENAC, SESC, SESI e SENAI) temos este programa.

O aluno não paga nada, tem sua carteira assinada e todos os direitos empregatícios. Apesar da duração de um ano, mais de 95% dos jovens já ficam empregados”, explica.
 

Diversas áreas
 

A maior demanda da empresa, em Paranaguá, são os cursos de saúde e gastronomia. Atualmente, sete turmas do curso Técnico em Enfermagem estão em andamento e mais duas serão abertas, com 40 alunos em cada. Segundo o Gerente Executivo, o mais gratificante é que ainda antes de concluir o curso, os alunos já são contratados. “Então a gente vê que a qualificação SENAC é referência no mercado”, diz.

Para aqueles que quiserem participar da Feira das Profissões e das atividades oferecidas, o ideal é se inscrever no workshop de seu interesse por meio do site: www.pr.senac.br/profissoes ou ligar para a unidade, pelo (41) 3427-5900, visto que as vagas são limitadas. Vale destacar que a visitação não tem limite de pessoas, todos podem ir até o local para conhecer os cursos.


Comentários