Dia a Dia

Governador do Distrito 4730, do Rotary Club, visita Paranaguá

Ultima Atualização: 20.09.2019 às 11:24:05
O Governador do Distrito, Jorge Humberto, e o Presidente do Rotary Paranaguá, Valmor Passini (JB Litoral)

Na última quarta-feira (11), o Rotary Club de Paranaguá promoveu o evento mais aguardado do ano por seus associados: o jantar em comemoração à visita do Governador do Distrito 4730, o qual o município faz parte, Jorge Humberto Agudelo Franco. A celebração aconteceu no espaço Soberano, no Jardim Guaraituba.

De acordo com o Presidente Valmor Passini, esta foi a reunião mais importante do clube. “É uma data muito especial, na qual todos os associados esperam o governador que, uma vez por ano, visita todos os clubes do distrito”, diz.

Jorge Humberto é o responsável pelo Distrito 4730, que inclui todos os 81 Rotary Clubs da região, que se estende desde os Campos Gerais, Curitiba e Região Metropolitana, até o Litoral. “Nos clubes da nossa região temos 1600 associados e, em Paranaguá, que é o 3º clube mais antigo do Estado, com 80 anos de existência, temos 18 sócios”, conta.

A visita se dividiu em duas partes principais – a primeira, uma reunião administrativa com o Conselho Diretor, na qual o governador conheceu como o clube de Paranaguá está funcionando, os projetos que estão sendo realizados, além de orientar a respeito de melhorias e o que considera ser o melhor caminho para a cidade; e, logo após, participou do jantar festivo com todos os associados. “Comentamos sobre tudo o que está acontecendo no Distrito e no mundo, e celebramos o companheirismo, pois somos um grupo de amizade que servimos a comunidade”, diz o governador, informando, também, que os clubes costumam fazer eventos no intuito de arrecadar fundos para a realização de projetos.
 

Membros do clube confraternizaram durante o jantar de homenagem ao Governador

 

Missão

O Presidente Valmor explica que a missão do Rotary International é servir ao próximo, difundir a integridade e promover a boa vontade, paz e compreensão mundial, por meio da consolidação de boas relações entre líderes profissionais, empresariais e comunitários. O Rotary está presente em 217 países, atuando com mais de 35 mil clubes, que reúnem mais de 1.2 milhão de voluntários ao redor do mundo.

Nós trabalhamos em função de promover a paz, combater doenças, fornecer água limpa e saneamento, cuidar da saúde de mães e filhos, apoiar a educação e favorecer o desenvolvimento econômico de nossas cidades e países. Para isto, convido a todos a conhecerem nosso trabalho em Paranaguá, nas reuniões que acontecem todas as quartas-feiras, às 20h, na Casa da Amizade”, esclarece.


Rotary Club no Brasil
 

O Brasil é um dos países onde o Rotary é mais forte, e conta com 2.398 Rotary Clubs e 53.869 rotarianos, segundo dados de maio de 2018. Um dos mais conhecidos projetos do Rotary International é a campanha mundial de combate à poliomielite (paralisia infantil), desenvolvida desde meados dos anos 80, em parceria com a Organização Mundial da Saúde e outras entidades. Esta campanha reduziu em 99% os casos mundiais de pólio. No Brasil, a doença foi erradicada em 1989.

Jorge Humberto destaca que, apesar de a redução de quase cem por cento nos casos da doença, ainda existe um caminho a ser percorrido, pois até que não haja nenhum caso da poliomielite durante três anos, ela não pode ser considera extinta do planeta. “A prevenção é a vacinação e, atualmente, existem muitas fakes news dizendo que a vacinação pode fazer mal, mas isto é mentira. Existe uma desconstrução porque as mães jovens não vivenciaram a doença, não só esta, mas outras como sarampo, varicela, entre outras. Então elas acham que não existe, mas se deixarmos de vacinar, elas voltam. Por isto, é muito importante que todas as nossas crianças sejam vacinadas e façamos fortes campanhas sobre isto”, conclui.


Comentários