Destaques

JB Litoral recebe o Selo ODS, da ONU, por auxiliar no desenvolvimento sustentável do Litoral

Ultima Atualização: 04.09.2019 às 14:04:39
ODS-CAIO-E-JESSICA-24.jpg

Três meses após iniciar o projeto JB Ambiental, com o intuito de conquistar o Selo Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), o JB Litoral foi contemplado com o prêmio no mês passado. A entrega será realizada nesta quinta-feira (05), no Sesi, em Curitiba.


Oferecido pelo Sistema da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do SESI no Paraná, a premiação tem o objetivo de estimular e reconhecer os melhores projetos de indústrias, empresas, poder público, organizações da sociedade civil e instituições de ensino para a promoção de dimensões sociais, ambientais, econômicas e institucionais que contribuam para o alcance dos objetivos e metas da Agenda 30 para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Esta Agenda faz parte de um Protocolo Internacional assinado em 2015, por 193 países, durante a Assembleia Geral da ONU. Na ocasião, o Governo Brasileiro assumiu o compromisso de adotar metas de desenvolvimento sustentável a serem alcançadas até 2030.

Mundo mais sustentável, justo e inclusivo

São 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com 169 metas a serem alcançadas por meio de uma ação conjunta que agrega diferentes níveis de governo, organizações, empresas e a sociedade como um todo nos âmbitos internacional, nacional e também local. Cada um dos ODS representa um desafio a ser alcançado para a promoção de um mundo mais sustentável, justo e inclusivo.


A Empresária Jéssica Ketyscia Fernandes, proprietária do Jornal, ressalta que o objetivo do JB Ambiental é auxiliar no desenvolvimento do Litoral do Paraná e melhorar a qualidade de vida das pessoas da região. Por meio do projeto, semanalmente, o JB Litoral tem levado informações acerca de formas de desenvolvimento sustentável para as sete cidades litorâneas. Isto inclui notícias sobre o meio ambiente, socioeconomia, saúde, bem-estar, educação de qualidade e inclusão social, promovendo ações voltadas para a responsabilidade social e sustentabilidade.


Em parceria com o Biólogo Caio Fernandes, do Programa Território Animal, o JB Ambiental tem trazido às edições impressas, em um primeiro momento, informações sobre algumas espécies, da biodiversidade do Litoral, ameaçadas de extinção. “Durante esta primeira etapa do projeto, temos apresentado, de forma lúdica, algumas curiosidades em relação à biodiversidade e sua grande importância na conservação e preservação destes animais. Posteriormente, serão inseridos, no site e nas redes sociais, vídeos sobre sensibilização ambiental, promovendo ações voltadas para a responsabilidade socioambiental”, explica.

Investimento em responsabilidade social

O objetivo é assegurar o direito à educação de qualidade nos sete municípios do Litoral, bem como contribuir para um diagnóstico coerente das necessidades de desenvolvimento sustentável na região. “Como imprensa ativa e que exerce o papel de levar informação de qualidade e relevância à população, o JB Litoral investe em responsabilidade social e sustentabilidade e tem, neste discurso, um compromisso público com a sociedade, que é o de contribuir para o desenvolvimento do nosso litoral e melhorar a qualidade de vida da nossa população”, diz a Diretora-presidente.


Para ela, o Selo ODS é uma grande conquista para toda a sociedade parnanguara. “Somos um veículo de comunicação essencialmente parnanguara, pois atuamos nas sete cidades litorâneas, além de representarmos o município de Paranaguá nos eventos que participamos e, também, todas as conquistas do Jornal são compartilhadas com nossa querida mãe do Paraná. Este selo demonstra a competência e seriedade da nossa equipe, que tem trabalhado para manter a população bem informada, mas, também, para auxiliar no desenvolvimento da nossa região”, declara.


O projeto tem sido realizado em parceria com a Agência Contteudo, que produz os layouts de cada material divulgado. “É importante investir em sensibilização ambiental com apelo visual de fácil assimilação para os leitores do JB Litoral. Ver que nosso esforço deu resultado positivo é muito gratificante”, diz o Diretor Eduardo Buffara Júnior.

Comentários