Guaratuba

Prefeitura investe na formação de guias turísticos pelo Programa Guia Mirim

Ultima Atualização: 14.12.2019 às 01:17:28
Estudantes do Projeto Guia Mirim

No ano letivo de 2020, a Prefeitura de Guaratuba desenvolve o Programa Guia Mirim, que já foi lançado na sexta-feira (06), no qual alunos da Rede Municipal de Ensino participarão de oficinas para aprimorarem os conhecimentos da cultura e turismo local, incentivando-os à cidadania e ao desenvolvimento do município.

De acordo com a secretária de Cultura e Turismo, Nilsa Borges, no final das aulas, os estudantes capacitados serão disseminadores do conhecimento adquirido para as demais escolas da cidade. “O objetivo é que as crianças aprendam a valorizar a cultura local, resgatando valores de nossa cidade, bem como fortalecer a divulgação dos pontos turísticos e envolver os estudantes para a propagação dos conhecimentos da nossa história”, diz.

Os alunos escolhidos para participar do Guia Mirim foram selecionados mediante suas participações nas Feiras do Conhecimento e Mostra de Cultura ocorridas nas escolas, tendo como critério sua desenvoltura e oralidade nos eventos. “Como vários estudantes se destacaram, posteriormente acontecerão participações de outras crianças no programa”, explica Nilsa.

Para o calendário escolar de 2020, a programação do projeto já está definida, e conta com Formação Continuada com os professores da rede municipal e estudantes envolvidos no Guia Mirim, no contraturno escolar, e, em seguida, oficinas para as crianças. Além disso, a transmissão dos conhecimentos adquiridos será repassada por meio de palestras e passeios turísticos, e ocorrerão exposições dos trabalhos realizados nas oficinas e escolas, voltadas ao turismo local.

De acordo a Secretaria de Cultura e Turismo, o programa Guia Mirim é um incentivo para levar aprendizado e a cultura do turismo para a rede municipal de ensino. “Assim, ensinamos nossas crianças a valorizarem a cidade e formamos miniguias turísticos, que estarão de braços abertos para receber os turistas que chegam até Guaratuba”, conclui. 


Comentários