Guaratuba

Prefeitura vence a 7ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná do Sindafep

Ultima Atualização: 21.10.2019 às 17:31:05
Prefeito junto aos profissionais que atuam no programa Porto Seguro (Foto: Prefeitura de Guaratuba)

A Prefeitura de Guaratuba foi uma das vencedoras do 7º Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) - Porto Seguro. O projeto é um Serviço da Proteção Social Básica e é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias, atendendo, atualmente, a 180 crianças e adolescentes, entre 06 e 17 anos, em situação de vulnerabilidade social e violação de direitos. É a primeira vez que a Prefeitura ganha esta premiação, a qual receberá durante a solenidade que acontecerá no dia 12 de novembro, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em Curitiba.

O tema desta edição foi “Urbanismo: planejar o município é melhorar a vida”, e contou com 208 projetos cadastrados de 82 cidades do Estado. “O PGP-PR deste ano foi idealizado para premiar a capacidade de gestores públicos de planejar e aplicar ideias que visam o desenvolvimento urbano e rural de cada município, porque planejar o município é melhorar a vida”, explica a organização do prêmio.

Crianças e adolescentes atendidas

Na quinta-feira (17), o Prefeito Roberto Justus (DEM), recebeu a Secretária Municipal do Bem Estar e Promoção Social, Lourdes Monteiro, e os profissionais que atuam no Porto Seguro para parabenizá-los pela conquista inédita. “Guaratuba tem projetos incríveis, a gente tem um trabalho diferenciado e nossa cidade está fora da curva. Quando vem o prêmio, podemos ter outra visão do trabalho oferecido. Esse reconhecimento é um jeito muito bom de valorizar a nossa equipe, pois, muitas vezes, não temos dentro da nossa cidade. Vindo de fora, ele impacta muito no trabalho, autoestima, entusiasmo e motivação da equipe”, diz Justus.

 Segundo ele, o projeto desenvolvido pela própria equipe da Prefeitura, é voltado à prevenção de possíveis situações de risco, e entre os objetivos está a manutenção da criança e do adolescente no ensino formal, o combate à evasão escolar, a oportunização de vivências culturais, esportivas e musicais, bem como o auxílio na obtenção da documentação: RG, CPF e carteira de trabalho. “Esse projeto foi desenvolvido com base na experiência e rotina dos profissionais e, ser premiado, impacta positivamente na qualidade o serviço prestado, além de projetar o nome da cidade no cenário estadual”, explica.

O atendimento ao público funciona de segunda à quinta-feira, das 08h às 17h, no Bairro Piçarras, e a sexta-feira é destinada ao planejamento das atividades da semana seguinte. Há, ainda, o transporte do local de moradia até a sede do SCFV – Porto Seguro. Durante o período em que as crianças e os adolescentes permanecem no atendimento, são oferecidas duas refeições por turno: café da manhã e almoço para a turma da manhã, e almoço e lanche para a turma da tarde. 

As turmas são definidas considerando a faixa etária, com uma média de 15 a 20 por turma. Eles exercem seu direito de escolha de algumas atividades, além de emitir sugestões e opiniões sobre as atividades desenvolvidas.

PGP-PR

O Prêmio Gestor Público acontece desde 2013, e é uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), que tem o objetivo de valorizar projetos da Administração Pública que sejam inovadores, criativos e que tragam desenvolvimento para a sociedade. Ao longo destes seis anos, o PGP-PR se consolidou como um dos maiores prêmios do Brasil neste segmento, com projetos que hoje servem de inspiração para gestores públicos de todo o país.

Ele também pretende incentivar os municípios do Estado a adotar metodologias de planejamento, execução e controle de projetos em seus programas governamentais. Além do reconhecimento dos serviços públicos de qualidade, o PGP-PR proporciona a possibilidade de outras cidades se inspirarem nas boas práticas e nas experiências exitosas, gerando um processo virtuoso.

Crianças e adolescentes em situação vulnerável são atendidas pelo Porto Seguro. Foto: Prefeitura de Guaratuba
Crianças e adolescentes em situação vulnerável são atendidas pelo Porto Seguro. Foto: Prefeitura de Guaratuba

Comentários