Nova sede da Copadubo marca fase mais tecnológica e de crescimento da empresa

por Redação JB Litoral
23/09/2020 14:56 (Última atualização: 23/09/2020)

O novo prédio foi inaugurado em julho deste ano. Foto/JB Litoral

A empresa parnanguara Copadubo Transportes S/A é, hoje, uma das principais entidades de transporte do Paraná e atua, exclusivamente, em Paranaguá. A entidade é responsável pelo transporte de cargas a granel que circulam entre os terminais, armazéns e empresas que atuam no setor portuário.

Para atender com mais conforto seu quadro com mais de 60 funcionários administrativos, da diretoria, conselho administrativo, setor financeiro e de recursos humanos, há dois meses a entidade inaugurou o novo prédio, no bairro Oceania. Com investimentos de, aproximadamente, R$ 2 milhões entre a compra do edifício, reformas e aquisição de equipamentos, a nova instalação contém duas salas de reuniões, auditório para 80 pessoas, 04 salas de funcionários e área de lazer.

A antiga sede era localizada na Avenida Gabriel de Lara, região portuária, e abrigava os trabalhadores da área operacional e administrativa. Hoje, o local é disponibilizado apenas para o setor de operação da Copadubo, que conta com o ponto de chamada e escritório container para realizar a monitoração dos serviços.

“A sede era localizada na região portuária e possui um acesso difícil por conta dos muitos caminhões em circulação. Entendemos que havia a necessidade de separar as duas áreas para trazer mais conforto aos clientes e funcionários”, destaca o diretor administrativo Erick Gonçalves.

Nova sede da Copadubo marca fase mais tecnológica e de crescimento da empresa 1
O diretor administrativo Erick Gonçalves destaca a base principal da nova fase da empresa: frota, segurança e tecnologia.

Para a direção, o novo prédio marca, principalmente, a transformação institucional que a entidade tem passado, indicada pelo crescimento da empresa, além dos investimentos recentes em frota e segurança.

Fundada em 1996 como cooperativa, a Copadubo decidiu se tornar uma empresa S/A em 2018. Com a mudança, os 200 cooperados se tornaram acionistas (além de também prestarem o serviço de transportes). Atualmente, a instituição conta com 600 caminhões e 900 motoristas.

Ao longo de sua atuação, a empresa tem desempenhado papel de fundamental importância para Paranaguá. Além dos empregos diretos e da renda que proporciona, garante ainda, milhares de empregos indiretos, por meio de prestadores de serviço diversos e comerciantes.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Infraestrutura

Segundo o diretor Erick, todos os caminhões da frota contam com um sistema de monitoramento e rastreamento via GPS. “Nós sabemos, em tempo real, onde estão os veículos e o tempo que leva para o carregamento de cargas. Isto traz muito mais segurança”, explica.

Além do monitoramento, as carretas passam por uma inspeção técnica.  No último ano, foram adquiridas 80 caçambas e caminhões zero quilômetro em função de um processo de renovação de frota.

Para o fortalecimento da empresa, foi contratada uma equipe de segurança do trabalho. Com isso, Erick Gonçalves afirma que foi possível diminuir pequenas ocorrências que provavelmente poderiam gerar acidentes. “Estamos conseguindo levar para o motorista a importância da segurança, fazendo um trabalho bem forte nesse sentido. Não só em relação ao caminhão, mas também com a segurança do motorista em si. Buscamos entender a necessidade de cada terminal nesse setor para repassarmos aos trabalhadores”, diz.

Além do novo prédio, um marco em tecnologia

A partir das medidas protetivas estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e decretos municipais e estaduais contra a COVID-19, a Copadubo acelerou alguns processos para a inserção do sistema tecnológico, com o intuito de evitar aglomerações de motoristas em seu ponto de chamada.

Por exemplo, para os trabalhadores retirarem as normas de carregamento, a empresa implantou um aplicativo no qual é possível receber as instruções, finalizar o trabalho e se colocar disponível para mais serviços. “Estamos avançando e queremos contar com novas funcionalidades e fazer integrações com outros terminais. A tendência é aprimorar cada vez mais”, pontua o diretor.

Além disso, outro aplicativo está sendo desenvolvido, com o objetivo de atender aos clientes com mais rapidez e eficiência. “Temos focado na nossa base, que é composta por frota, segurança e tecnologia. Hoje, conseguimos movimentar mais com menos caminhões na Copadubo”, comemora Erick.

Nova sede da Copadubo marca fase mais tecnológica e de crescimento da empresa 2
Além de auditório, o novo edifício conta com uma área de lazer para os funcionários.

1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments