Novembro Azul: OGMO realiza bate papo entre médico e colaboradores

por Maisy Pires
28/11/2020 16:36 (Última atualização: 28/11/2020)

(Foto: JB Litoral)

Assim como o Outubro Rosa, mês que foca na prevenção ao câncer de mama, o Novembro Azul também tem se fortalecido como o mês do cuidado com a saúde masculina, tendo como foco a prevenção ao câncer de próstata. Para conscientizar os homens sobre a importância de se cuidarem, durante todo o mês de novembro existe um incentivo por parte da mídia e empresas para informar a população sobre as principais doenças que atingem o público masculino, ensinando as formas de identificar previamente e ajudando a tirar o estigma dos exames.

O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no país. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022. Homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença.

Com o objetivo de alertar os colaboradores, o Órgão de Gestão de Mão de Obra do Trabalhador Portuário e Avulso do Porto Organizado de Paranaguá (OGMO) realizou na sexta-feira (27), em dois turnos, um bate papo entre os colaboradores e o médico do Órgão, Dr. Eriberto Westphalen. “Essas orientações são fundamentais para quebrar o estigma que existe em relação ao exame preventivo para detectar o câncer de próstata que é muito importante. Pois a detecção precoce é primordial para o tratamento e cura. Hoje no Brasil, a cada 38 minutos morre um homem da neoplasia em câncer de próstata e isso poderia ser tratado em 90% dos casos. Então, que se perca esse machismo de que não se deve fazer o exame”, ressalta o médico.

Novembro Azul: OGMO realiza bate papo entre médico e colaboradores 2
Dr. Eriberto Westphalen (Foto: JB Litoral)

Segundo o doutor, em caso de histórico familiar, é importante procurar o médico urologista a partir dos 45 anos, caso contrário, aos 50 anos.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Para o assistente de processamento de dados do OGMO Paranaguá, Reinaldo David, o evento foi esclarecedor.

Novembro Azul: OGMO realiza bate papo entre médico e colaboradores 3
Colaborador Reinaldo David (Foto: JB Litoral)

“Como bem sabemos este mês o foco se volta para o Novembro Azul, uma campanha direcionada para os homens e para a prevenção do câncer de próstata, e nós agradecemos ao OGMO/Paranaguá pela oportunidade de estarmos reunidos, mesmo em período de pandemia e mantendo o distanciamento, esclarecendo e tirando nossas dúvidas. E como disse Dr. Eriberto, esse tipo de conversa é de fundamental importância para que alguns tabus sejam quebrados e para que os homens passem a priorizar a prevenção”.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments