Novos negócios aumentam durante pandemia – maior procura é para serviços de delivery

por Redação JB Litoral
07/07/2020 15:59 (Última atualização: 07/07/2020)

Sala do Empreendedor de Paranaguá foi a única, do litoral, a receber o Selo Ouro

Com o objetivo de incentivar a legalização de pequenos negócios informais no município, a Sala do Empreendedor é um espaço físico da prefeitura de Paranaguá, que fomenta a simplificação e a desburocratização do processo de registro e licenciamento de empresas. Além disso, o órgão serve, também, como canal de interação entre o Executivo e os empresários locais.

Em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), em que milhares de trabalhadores ficaram desempregados, devido ao impacto das medidas de combate à doença, que incluem o isolamento domiciliar e o fechamento total (durante um período) e parcial (no momento) do comércio de atividades não essenciais, dados do Portal do Empreendedor revelam que o registro de novos Microempreendedores Individuais (MEI) ganhou força durante a quarentena. Ao todo, mais de 327 mil pessoas se formalizaram como MEIs, no Brasil, de março a maio.

Esses novos contribuintes fizeram com que o número de microempreendedores individuais passasse de 9,8 milhões, na segunda quinzena de março, para 10,2 milhões no fim de maio. Segundo a Coordenadora da Sala do Empreendedor, Daniele Vilarinho, existem diversas vantagens em ser MEI. “Algumas delas são referentes à orientação, capacitação e treinamento, previdência social, emissão de Nota Fiscal Eletrônica, impostos reduzidos, acesso a créditos diferenciados, acesso às licitações públicas, entre outros”, comenta.

Ela informa que, em média, são atendidas 70 pessoas diariamente no local e que, durante a pandemia, houve uma explosão na procura pela formalização dos negócios. “Entre janeiro e março deste ano, realizamos cerca de 100 formalizações, isso representa novos microempreendedores individuais. Porém, durante a pandemia, de abril até junho, já foram mais de 300, e a maioria procura para realizar o serviço de delivery de alimentos”, diz.

Selo Ouro de atendimento

A Sala do Empreendedor existe desde 2008 e, nesses 12 anos, já realizou a formalização de mais de 7.500 mil empreendedores na cidade. O serviço prestado resultou no recebimento do Prêmio de Referência em Atendimento 2019/2020, concedido pelo Sebrae/PR, no final de junho.

Fomos a única do litoral a receber o Selo Ouro de atendimento, que é o reconhecimento pela qualidade e desempenho no atendimento aos empreendedores e o impacto da Sala na promoção da sustentabilidade e competitividade dos pequenos negócios. Além disso, na pontuação geral, ficamos em 3º lugar”, explica Daniele. Das 165 Salas do Paraná, que integram a rede presencial de serviços do Sebrae, 142 alcançaram premiação, sendo que somente 82 o Selo Ouro, 47 Prata e 13 Bronze.

Diferentemente dos anos anteriores, a premiação 2019/2020 ocorreu de forma on-line, por meio do evento digital WE2020. Além disso, durante cinco dias foram disponibilizados conteúdos e capacitações de forma remota.

O prêmio Referência em Atendimento tem como critérios atendimento, gestão e soluções para clientes. Os parceiros são avaliados de acordo com a nota dada pelos clientes atendidos, estrutura física, cliente oculto, soluções diversificadas, resultados de atendimento, capacitação da equipe, comunidades digitais e planejamento.