Odontomóvel levará atendimento odontológico para comunidades afastadas e escolas

por Luiza Rampelotti
04/06/2020 16:51 (Última atualização: 04/06/2020)

Odontomóvel foi adquirido com recursos da União e o investimento foi de R$ 200 mil

O programa de Saúde Bucal de Guaratuba será estendido para as localidades rurais e de difícil acesso e escolas municipais. A possibilidade surgiu com o reforço do Odontomóvel, uma van equipada com cadeira odontológica, aparelho de raio-x, fotopolimerizadores para restauração e todos os recursos necessários para o atendimento completo do paciente.

O veículo e os equipamentos, no valor de R$ 200 mil, foram entregues pela União, por meio do Ministério da Saúde. Segundo o secretário municipal de Saúde, Gabriel Modesto, uma equipe de profissionais passará a se dedicar a atender as comunidades mais afastadas. Na rede pública municipal de ensino, o Odontomóvel fará o atendimento clínico dos estudantes e também vai possibilitar a realização de ações preventivas, de orientação e de avaliação da saúde bucal.

O secretário afirma que o município tem investido bastante em saúde bucal. “Reestruturamos todos os consultórios odontológicos, renovando o mobiliário, os equipamentos, adquirindo cadeiras odontológicas novas, novos raios-x odontológico, trocamos todos os instrumentais, munimos todas as equipes com os insumos necessários. Isso significa que essa gestão resolveu dar a devida importância para a saúde bucal dos cidadãos”, diz. Segundo ele, a saúde bucal reflete diretamente na saúde geral.

De acordo com o dentista Sidnei Goldmann, os dentes têm uma importância fundamental para a saúde de cada um. Ele explica que, por exemplo, os dentes tortos ou mal posicionados podem provocar dificuldade para mastigar e engolir os alimentos, alterar a fala e dicção, favorecer a respiração pela boca e, consequentemente, gerar falta de saliva, além de serem mais suscetíveis às cáries e comprometerem a autoestima.

Odontomóvel levará atendimento odontológico para comunidades afastadas e escolas 1
O veículo conta com todos os equipamentos necessários para atendimento completo na área de odontologia

Tratamento dentário completo

Gabriel Modesto comenta que, além do programa de saúde bucal, há, também, o programa de próteses dentárias. Isso significa que o paciente tem o acompanhamento completo e pode realizar um tratamento dentário em sua totalidade, desde a preparação até o implante da prótese dentária.

Uma das nossas demandas é levar esse atendimento completo para fora das unidades de saúde, especialmente às localidades rurais e de difícil acesso, como Cubatão, Limeira, Prainha, Morro Grande, entre outros. O Odontomóvel possibilitará que essas comunidades também sejam abrangidas”, explica o secretário.

Além disso, o veículo será utilizado para promover mais ações de saúde nas escolas. “Com a van, a equipe de odontologia consegue, além de dar palestras aos alunos, realizar uma avaliação nas crianças. É possível fazer qualquer tipo de atendimento ali dentro e isso será muito importante para levar a saúde bucal tanto para as escolas, quanto para as localidades de difícil acesso”, conclui.

O dentista Goldmann revela que a cárie é uma das doenças mais comuns entre as crianças. Por isso é importante ensiná-las desde cedo a cuidar da saúde bucal. A recomendação do Ministério da Saúde é que a higiene bucal do bebê deve começar a partir do nascimento do primeiro dente, com fralda de pano ou gaze limpa, ou com uma escova de dente umedecida em água filtrada ou fervida, com a finalidade de estabelecer desde cedo o hábito da higienização.