OGMO instala novo bebedouro de 100 litros no porto de Paranaguá

por Redação JB Litoral
11/09/2020 14:04 (Última atualização: 11/09/2020)

Segundo o coordenador do Ogmo, é possível que mais um aparelho seja instalado em breve

O Órgão Gestor de Mão Obra (OGMO) de Paranaguá instalou, recentemente, o primeiro bebedouro container de 100 litros na faixa portuária do porto de Paranaguá, para atender aos Trabalhadores Portuários Avulsos (TPA’s) que trabalham no setor. A princípio, o equipamento foi instalado nos berços 208 e 209.

Há quase dois meses, o fornecimento de água estava sendo realizado somente por meio da distribuição de galões de água aos trabalhadores. Com a nova instalação, além dos avulsos, todos os usuários da faixa portuária também poderão se beneficiar e fazer uso do bebedouro. Atualmente, o quantitativo de TPA’s é de 2.500, que atuam em navios, silos e armazéns portuários.

“O objetivo da instalação dos bebedouros é melhorar as condições de trabalho e bem estar de todos os trabalhadores, que terão o conforto de ter sempre à disposição água fresca”, comenta a diretora executiva do OGMO Paranaguá, Shana Carolina Bertol.

Ela também destaca a importância do cuidado com o uso do aparelho. “É um investimento de alto valor, de modo que todos os usuários deverão zelar para mantê-lo em boas condições de uso”, pontua.

NOVOS PROJETOS

O coordenador operacional do Órgão, Valney da Silva, explica que alguns projetos de melhoria no fornecimento de água foram prejudicados devido à COVID-19, porém, salienta que, mesmo com a pandemia, a entidade conseguiu realizar avanços, como a instalação do bebedouro. “É importante ressaltar que a entrega de água a bordo dos navios e no costado continua sendo realizada normalmente. Todavia, o bebedouro está disponível para todos, sendo quem trabalha a bordo ou no costado”, explica.

O aparelho foi adquirido pelo OGMO e o local para a instalação foi cedido pela Associação dos Operadores Portuários de Granéis Sólidos de Importação do Porto de Paranaguá (AGRASIP).  

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Além disso, existe previsão para que a entidade adquira mais um bebedouro, para o berço 211, ainda neste mês de setembro. Segundo Shana Carolina, o primeiro equipamento foi apenas um “projeto piloto”. “Inicialmente, começamos a instalação de bebedouros nos berços 209 e 208. Porém, como a medida foi aprovada pelos trabalhadores, iremos estender aos outros berços”, comenta.

Ela afirma, ainda, que mais projetos estão em desenvolvimento para garantir a qualidade e praticidade das atividades dos TPA’s, como a substituição de copos descartáveis por garrafas squeezes e a criação de um aplicativo que indica a distribuição de água aos avulsos que se encontram a bordo dos navios, bem como a necessidade de reabastecimento.

CONDUÇÃO NA PANDEMIA

Desde o início da pandemia, o OGMO tem atuado com medidas de prevenção para evitar a disseminação da COVID-19 no porto de Paranaguá, o maior porto graneleiro da América Latina e o maior do Brasil em exportação de grãos.  Do município, saem 75% do total de produtos exportados pelo Paraná.

Para auxiliar no combate ao coronavírus, a entidade suspendeu a marcação presencial do quadro de ofertas de trabalho do Sindicato dos Estivadores de Paranaguá e Pontal do Paraná (Sindestiva), e as habilitações passaram a ser realizadas exclusivamente por meio digital.

Além disso, o Órgão Gestor de Mão de Obra oferece aos TPA’s a distribuição de álcool em gel, máscaras e lavabos portáteis para a higienização das mãos e, também, testagem rápida, por amostragem, aos trabalhadores portuários avulsos com sintomas suspeitos para a COVID-19.

Mais da categoria

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments