Operação Corpus Christi impedirá acesso de turistas às praias de Pontal do Paraná durante o feriado

por Luiza Rampelotti
08/06/2020 17:57 (Última atualização: 08/06/2020)

No último feriado prolongado, do dia 01º de maio, uma fila de carros chegou a se formar na entrada da cidade

Nesta segunda-feira (08), a prefeitura de Pontal do Paraná publicou um novo decreto municipal regulamentando a Operação Corpus Christi, que antecederá o feriado desta quinta-feira (11). A ação impedirá o acesso de turistas ao município, de quarta-feira (10) à domingo (14).

A Operação Corpus Christi é uma ação conjunta entre as equipes de fiscalização da cidade e forças policiais, na qual barreiras serão instaladas na PR 407 (estrada das praias). O objetivo é prevenir o aumento de casos de Covid-19 no litoral, especialmente devido ao feriado prolongado, quando um grande número de turistas, geralmente, desce às praias da região.

O decreto nº 8.694 determina que o acesso à Pontal do Paraná só será permitido mediante comprovante de residência, trabalho ou emergência médica. “Considerando o grande fluxo de turistas e veranistas nos feriados prolongados e o déficit de estrutura e do quadro de pessoal da fiscalização municipal, decidimos baixar este decreto”, comenta o prefeito Fabiano Alves Maciel (PV).

O secretário municipal de Desenvolvimento e Turismo, Jaime Luiz Cousseau, relembra que foi após o último feriado prolongado (01º de maio) que a cidade de Pontal do Paraná confirmou os primeiros casos de coronavírus. “Antes daquele feriado, não tínhamos nenhum caso confirmado. De lá para cá, já foram 12 registrados, com três curados, ou seja, ainda existem três pessoas em tratamento”, diz.

Ele explica que somente coibindo a entrada de turistas no município será possível neutralizar os casos de coronavírus na região. “Com essa operação, Pontal do Paraná só têm a ganhar, porque fechando as praias, não deixando o pessoal invadir, é mais um meio de prevenir a disseminação da doença”, comenta. Cousseau prevê que, com um resultado positivo das barreiras instaladas durante o feriado, a cidade poderá “voltar ao normal” até o dia 01º de julho.  

Para a realização da operação, o governo do Estado dará suporte ao município, oferecendo viaturas e agentes estaduais. A formação de barreira policial, com apoio da Guarda Municipal, estará destacada no posto da Polícia Rodoviária Estadual, na PR 407. A operação começará às 12h de quarta-feira (10) e seguirá até às 18h de domingo (14).

Para os moradores de Pontal do Paraná, o horário do comércio não sofrerá alterações. Até o domingo (07), a cidade contava com 12 casos confirmados de coronavírus.

Matinhos instalará barreira sanitária

Apesar de, inicialmente, divulgar que aderiu à Operação Corpus Christi, o Executivo de Matinhos, momentos depois, informou que instalaria somente uma barreira sanitária na entrada da cidade. “Sabemos que não é possível impedir a entrada de turistas aos municípios”, explica a assessoria de comunicação da prefeitura.

Por isso, para o feriado, de quarta-feira (10) à domingo (14), o município realizará uma barreira sanitária na PR 508 (Alexandra – Matinhos). Equipes da secretaria municipal de Saúde, Vigilância em Saúde, Combate a Endemias, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar estarão aferindo a temperatura daqueles que adentrarem à cidade. Além disto, um questionário será aplicado, buscando definir quais foram os últimos destinos da pessoa.

Nesta barreira, é realizada uma triagem em todos os passageiros do veículo, vimos qual é a real necessidade da pessoa, orientamos na prevenção ao Covid-19, e realizamos um trabalho de conscientização com todos aqueles que foram adentrar ao município. Além disto, estamos com um aparelho a laser para aferição de temperatura corporal, que está verificando, à distância, a temperatura dos ocupantes”, explica o presidente da Câmara de Vereadores, Gerson da Silva Júnior.

Operação Corpus Christi impedirá acesso de turistas às praias de Pontal do Paraná durante o feriado 2
A primeira barreira sanitária realizada em Matinhos aconteceu no dia 25 de março