Operação “Verão Maior” começa a ser discutida com prefeitos do litoral

por Redação JB Litoral
30/11/2020 18:31 (Última atualização: 01/12/2020)

(Foto: Reprodução/Facebook)

Por Marinna Protasiewytch

Tradicional operação realizada durante a temporada de calor nas cidades do litoral paranaense, o “Verão Maior”, deve ter início em dezembro, com a destinação de profissionais das áreas da saúde e segurança para os municípios costeiros. No último dia 24, prefeitos e representantes do estado, bem como o responsável pela operação, Coronel Marinho, que é secretário de Segurança Pública do estado, se reuniram preliminarmente em Pontal do Paraná para discutir os procedimentos que devem ser adotados.

Em entrevista ao JB Litoral, o prefeito de Guaratuba, Roberto Justus (DEM), contou como estão organizando a Operação Verão Maior (OVM). “É um projeto que está sendo preparado para ser apresentado à população no dia 10 de dezembro e terá inicio no dia 19. Na reunião, ficou definido que vamos montar um fórum intermunicipal de discussão das questões envolvendo a pandemia, para que as decisões sejam tomadas de forma homogênea em todos os municípios”, explicou o prefeito.

Na segunda-feira (30), as prefeituras iniciam as conversas por esse fórum e devem dar continuidade para que, até o dia 10, as propostas e recomendações estejam alinhadas entre todos os sete municípios do litoral. Procurada, a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública não respondeu aos questionamentos enviados pelo JB Litoral até o fechamento desta reportagem.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

No entanto, a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (SESA) informou, por meio de nota, que “a Operação Verão Maior é interinstitucional e as ações são planejadas em conjunto com todas as secretarias e órgãos do governo e com os municípios. A secretaria orienta quanto às atividades realizadas e à prevenção de aglomerações, desta forma o governo do estado não vai promover nada que gere aglomeração ou que coloque em risco as pessoas. Serão realizadas opções para atender as necessidades de quem estiver nestes municípios”.

As prefeituras de Paranaguá, Matinhos, Antonina e Pontal do Paraná foram questionadas quanto à preparação da OVM, mas as assessorias de comunicação não retornaram os pedidos de informações realizados pelo JB Litoral antes do fechamento desta reportagem.

Alinhamento de decretos

Segundo a SESA “os decretos vigentes já falam sobre a prevenção do coronavírus e cabe aos municípios definir quais serão as regras para evitar aglomerações e contaminações”. Desta forma, as Secretarias Municipais de Saúde devem se integrar para que as publicações oficiais sejam feitas com coerência e alinhamento aos objetivos da OVM. O contingente de oficiais da segurança pública e da saúde, que deverão atuar nesta temporada 2020/2021, não será revelado em razão de questões estratégicas que podem ser adotadas pelos órgãos competentes, porém, a expectativa é de que o reforço no mínimo dobre a quantidade de agentes públicos nos sete municípios do litoral.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments