Pandemia quebra tradição e procissão será em forma de carreata

por Redação JB Litoral
01/11/2020 23:17 (Última atualização: 02/11/2020)

Tradicionalmente a procissão reúne milhares de fiéis

A pandemia do coronavírus, neste ano, altera a profissão de fé dos devotos de Nossa Senhora do Rocio e a tradicional procissão a pé, em direção à Catedral, será feita em forma de carreata na 207ª Festa em Louvor à Padroeira do Paraná.

Na semana passada, o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio apresentou a programação para as duas semanas de celebração, que começou no domingo (01) com cinco celebrações durante o dia, às 9, 11, 15 e 17 horas. Na última missa, às 19 horas, ocorreu a tradicional troca do manto da imagem de Nossa Senhora do Rocio, dessa vez, produzido pelo artista Fábio Ítalo, do Rio de Janeiro.

A celebração marcou o início das festividades em louvor à Nossa Senhora do Rocio e, ainda no domingo, após a missa das 19 horas, foi apresentada uma live com o cantor católico Thiago Brado.

Entre os dias 6 e 14, as missas realizadas às 19 horas contarão com a presença de Bispos de Curitiba, Campo Mourão, Palmas, Francisco Beltrão, Londrina, Umuarama, Ponta Grossa, Maringá, São José dos Pinhais, União da Vitória e o Bispo de Paranaguá, Dom Edmar Peron.

No dia 8, às 16 horas, será realizada a 14ª edição da procissão motorizada, com saída da Paróquia São João Batista em direção ao Santuário do Rocio, seguida de missa e novena.

No dia 15, data dedicada à Nossa Senhora do Rocio, serão realizadas celebrações em oito horários, sendo a Missa Solene às 10 horas, presidida por Dom Edmar Peron.

Neste ano, a procissão será em forma de carreata no dia 15, às 17 horas, em direção à Catedral e a de retorno será no dia 16, às 19h30.

Em 2020, a edificação do Santuário está completando 100 anos e os missionários Redentoristas, que administram o complexo religioso, completam 75 anos de trabalho missionário no local.

Prevenção à COVID-19

Pandemia quebra tradição e procissão será em forma de carreata 2
Santuário Estadual receberá 50% de sua capacidade. (Foto: Divulgação)

Para garantir a segurança sanitária das pessoas e a prevenção à COVID-19, algumas mudanças foram necessárias. Preparado para comportar cerca de 600 pessoas, o Santuário Estadual receberá 50% de sua capacidade. Serão instalados totens para distribuição de álcool em gel e todos os presentes deverão usar máscaras de proteção. Além disso, os horários de novenas foram ampliados, passando de três para oito celebrações diárias (às 5, 6, 8, 10, 14, 16, 18 e 19 horas) e serão realizadas transmissões pelas redes sociais do Santuário em três horários (às 6, 16 e 19 horas).

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

As transmissões on-line serão pelo Facebook e pelo Youtube (Santuário do Rocio Paranaguá)

As tradicionais visitas da imagem da Padroeira às empresas e órgãos públicos, em Paranaguá e comunidades pesqueiras do Litoral, permanecem.

Promoção de prêmios

Por causa da pandemia, a parte social da festa (instalação do parque, o comércio em barracas e a apresentação de shows) não será realizada. Como forma de auxiliar o Santuário, estão sendo promovidas algumas iniciativas.

No domingo (01), após a missa das 19 horas, foi realizado um drive-thru do Bolo do Centenário, com 399 fatias (representando os 399 municípios paranaenses). O bolo foi uma referência aos 100 anos da edificação do Santuário Estadual e teve 100 medalhinhas de Nossa Senhora.

Seguem sendo vendidas cartelas para o sorteio de vários prêmios, como carro zero quilômetro, motocicleta, televisor e smartphone, no valor de R$ 15,00, e o sorteio será no dia 22, domingo.

Padroeira do Paraná

A festa religiosa dedicada à Nossa Senhora do Rocio – declarada Padroeira do Estado do Paraná em 1977 – está entre as maiores manifestações da fé católica no Brasil e acontecerá entre os dias 01 e 16 de novembro. A data em homenagem à Padroeira é comemorada no dia 15. Sua devoção teve início no século XVII, logo após a elevação do pelourinho, em Paranaguá, em 1648.  Em 2020, o Santuário em homenagem à Virgem Padroeira completa 100 anos de existência.“Estamos nos aproximando da festa em reverência à Nossa Senhora do Rocio. Com o tema “Mãe do Rocio, intercedei por nós”, voltamos nossas orações a esse tempo de transformações e à necessidade de lembrar sempre da nossa Mãe Milagrosa que intercede por nós e nunca nos abandona. Essa será a nossa 207ª edição da festa e o essencial do evento nós teremos, que é a parte religiosa. Convidamos a todos os devotos para que participem da Festa, seja de forma presencial ou pelas redes sociais do Santuário, e sigam a nossa programação que foi feita com muito carinho e em homenagem à nossa Mãe do Rocio”, declarou o Padre Dirson Gonçalves, Reitor do Santuário.

Da Assessoria de Imprensa do Santuário Estadual do Rocio

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments