Para continuar representando Morretes, banda de fanfarra precisa de apoio

por Luiza Rampelotti
29/06/2020 13:16 (Última atualização: 29/06/2020)

Banda de Percussão já conquistou três títulos, em menos de um ano. Foto: Divulgação

Quando se pensa em bandinhas e fanfarras, geralmente, a primeira coisa que vem à cabeça é o dia 07 de setembro, quando comemora-se a Independência do Brasil, que é a época em que as bandas marciais das escolas costumam desfilar pelas ruas da cidade. Mas, na verdade, elas atuam muito além do que apenas em datas comemorativas e possuem mais categorias do que se é imaginado.

Existem as bandas de percussão, marcial, musical, show e fanfarra simples. E, perto de nós, em Morretes, existe a Banda de Percussão Scorpions, que já funciona desde 2014 e conquistou títulos importantes para a cidade. Mas, hoje em dia, necessita de apoio para continuar se mantendo e trazendo orgulho para o município histórico do litoral.

A corporação musical foi originada em novembro daquele ano, a partir da conversa de um grupo de amigos que, durante anos, participaram de fanfarras nas escolas municipais e estaduais de Morretes. Na época, a fanfarra teve início com, aproximadamente, 30 participantes e era denominada Corporação Musical Império, com o intuito de participar de desfiles cívicos e concursos em níveis intermunicipais e interestaduais.

Para se manter, a Império contava com o apoio dos próprios integrantes e de seus pais. Mas, em função das dificuldades financeiras, foi desativada.

Para continuar representando Morretes, banda de fanfarra precisa de apoio 2
Banda pede apoio para continuar representando a cidade em concursos. Foto: Divulgação

Após um longo período inativa, a banda voltou a funcionar, em 2019, e, em 13 de julho do ano passado, participou, pela primeira vez, do 33º Concurso de Bandas e Fanfarras da Cidade de Gaspar (SC), pela Liga Catarinense, conquistando o 1º lugar na Categoria Sênior e 2º na Categoria Juvenil de Banda de Percussão com Liras.

Desde então, a Corporação Musical concorreu, ainda, no Campeonato Sul Brasileiro, em Antônio Olinto (PR), realizado pela Federação Paranaense de Fanfarras e Bandas. Lá, conquistou o 2º lugar na Categoria Sênior de Percussão com Liras. Além disso, em 15 de novembro, participou de outro concurso em Matinhos (PR), realizado, também, pela Federação Paranaense. Neste, ficou em 3º lugar na Categoria Sênior.

Com três títulos conquistados em menos de um ano, os integrantes da Império decidiram dar início a um novo projeto e, então, neste ano, formou-se a Banda de Percussão Scorpions, em homenagem a um amigo de mesmo nome. Hoje, já são 40 integrantes e à frente da banda está o professor João Paulo dos Santos.

Infelizmente, a prefeitura não nos dá o apoio necessário para o projeto. Hoje, estamos precisando de materiais para dar continuidade aos trabalhos, de instrumentos, e etc. Ainda não temos o próprio uniforme, por exemplo. Então gostaríamos de mais incentivo para poder continuar representando Morretes em outras cidades e estados”, diz João Paulo.