Paranaguá Saneamento inicia obra de construção da ETE Cominese

por Redação JB Litoral
04/07/2018 12:55 (Última atualização: 04/07/2018)

As Obras para implantação da ETE do sistema Cominese iniciaram em 29 de junho, através do início da supressão vegetal, após a liberação da licença ambiental do IAP.

O trabalho de supressão vegetal da área e remoção da camada orgânica iniciou em 29 de junho, foi acompanhada pela equipe técnica e operacional de engenheiros da Paranaguá Saneamento. Em três dias, os trabalhadores que estão no local modificaram a realidade e é possível ver os primeiros sinais da construção da ETE.

Os próximos passos da obra serão a terraplanagem da área a ser construída a ETE e em seguida, a edificação da Estação de Tratamento de Esgoto. Após a finalização da construção será realizado uma cortina verde de reflorestamento da área.

A ação representa mais um grande passo em busca da universalização da coleta e tratamento de esgoto no município de Paranaguá. O Sistema Cominese inclui a coleta e tratamento dos esgotos domiciliares da região. Os bairros beneficiados com a construção são: Jardim Paranaguá, Parque Agari, Parque São João, Vila Divinéia, Vila dos Comerciários, Jardim Jacarandá, Jardim Ouro Fino, Colônia Santa Rita, Vila do Povo, Jardim Paraná, Vila Garcia, Jardim Esperança, Vale do Sol, Porto Seguro, Vila São Carlos, Vila São Jorge, Labra e Embocuí.

Segundo o plano de metas do aditivo a obra da ETE Cominese estava programada para Junho/2020, mas o início das obras, sua operação está prevista para início ainda este ano. O investimento previsto para todo o sistema é de R$ 31,5 milhões. O Sistema Cominese prevê também a implantação de 25 Estações Elevatórias de Esgoto, em torno de 100 km de rede coletora e 10500 ligações de domiciliares de esgoto, abrangendo aproximadamente 40.000 pessoas.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

“O objetivo da construção do Sistema Cominese é universalizar a coleta e o tratamento de esgoto domiciliar e com isso, mais qualidade de vida para a população. Atualmente, 70% da cidade já conta com o sistema de tratamento de esgoto, com a obra da ETE Cominese chegaremos a 90% de esgoto tratado”,explica o diretor geral da Paranaguá Saneamento, Luis Afonso Bazzo.

No mês das festividades do aniversário da cidade, o início das obras é um presente para o município. Os investimentos da Paranaguá Saneamento criarão uma nova realidade para a cidade. A aplicação dos recursos resultará na melhoria dos sistemas de distribuição e aumento dos índices de coleta e tratamento de esgoto.

De acordo com o diretor operacional Antonio Hercules Neto, esta primeira fase de supressão da camada vegetal da obra da ETE Cominese representa um importante avanço, dentro das metas definidas para a implantação do projeto do Sistema Cominese. “Quando entregarmos a obra para a população, o investimento será na qualidade de vida das famílias, com a redução do índice de doenças hídricas e colocar o nome de Paranaguá em destaque nacional, como poucos municípios que conseguiram promover a universalização do saneamento”, destaca diretor operacional Antonio Hercules Neto.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário