Paranaguá e Guaraqueçaba têm sensação térmica acima dos 40°C

por Redação JB Litoral
07/01/2021 19:17 (Última atualização: 2 semanas atrás)

Foto: Christian Barbosa

Por Lucas Sarzi

Quem mora nas cidades de Paranaguá e Guaraqueçaba sentiu muito calor nesta quinta-feira (7). Os termômetros ultrapassaram os 30°C, o que fez com que a sensação térmica chegasse aos 46°C nas duas cidades. Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), o calor deve continuar.

Conforme os dados do instituto, Paranaguá teve o registro de 34,7°C e Guaqueçaba 37,4°C, as duas maiores temperaturas do dia em todo o Paraná. “São cidades mais próximas do oceano, por isso a tendência é de que realmente o calor seja maior também”, explicou o meteorologista Marcolino Nascimento.

A sensação térmica nestas duas cidades ultrapassou os 40°C, devido a diversos fatores. Mas principalmente pela umidade baixa e por não ter o resfriamento do solo com as chuvas.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Nos próximos dias, a previsão continua com números elevados: todas as cidades paranaenses, principalmente o litoral, devem ter máximas que podem até ultrapassar os 30°C. A chuva, porém, também deve continuar marcando presença, mas nada que dure o dia todo. “São chuvas pontuais, que podem até vir como tempestades, mas que param e fazem com que o solo continue quente. Por isso o calor continua”.

A previsão é de que, pelo menos no final de semana e metade da semana que vem, mantenhamos este mesmo panorama. “Aquece bastante durante o dia, no período da tarde formam-se as chuvas isoladas. Isso só deve mudar com a chegada de uma frente fria, mas ainda não temos previsão”.

A baixa umidade atrelada ao calor fazem com que seja evidente a condição para temporal. “Por isso temos alertado todos os dias sobre as fortes pancadas, mas sempre destacando que é algo passageiro”, explicou Marcolino.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments