Paranaguá recebe a primeira UTI Móvel Aquática do Brasil

por Redação JB Litoral
20/12/2020 10:57 (Última atualização: 20/12/2020)

Nova UTI Móvel Aquática (Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral)

O Corpo de Bombeiros do Paraná recebeu, na sexta-feira (18), em Paranaguá, uma lancha de busca e salvamento, chamada de “ambulancha”. A UTI Móvel Aquática, avaliada em mais de R$1,5 milhões de reais, servirá de apoio em salvamentos de afogamento durante a temporada de verão, em regime de prontidão e em buscas e salvamentos na região costeira. A aquisição aconteceu graças a uma emenda parlamentar da deputada federal Christiane Yared (PL-PR).

YARED UTI MOVEL BOMBEIROS
Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Estiveram presentes na entrega de viaturas o comandante da Capitania dos Portos Paraná, Capitão de Mar-e-Guerra, Rogerio Antunes Machado; o comandante do 1° Comando Regional do Corpo de bombeiros do Paraná, tenente-coronel Gelson Marcelo Jahnke; o comandante do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros, major Jonas Emmanuel Benghi Pinto; o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque (Podemos) e o prefeito de Matinhos, Ruy Hauer Reichert (PR).

A lancha foi projetada especificamente para o Corpo de Bombeiros paranaense operar durante o dia ou noturnamente, em navegações costeiras. Além disso, a “ambulancha” tem autonomia para fazer, com o apoio de aeronave, duas varreduras completas em todo o litoral do estado sem precisar ser reabastecida. Apenas a Marinha do Brasil e a Polícia Federal possuem veículos aquáticos semelhantes.

Atendimentos

YARED UTI MOVEL BOMBEIROS
Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Christiane Yared participou da entrega das viaturas e ressaltou a importância da aquisição. “A ambulancha é uma UTI móvel fantástica que vai ajudar muito o litoral, principalmente agora na operação verão, que é quando nós temos muitas ocorrências no mar. Esse momento não foi só muito esperado por mim, mas também por toda uma comunidade que, por anos, se sentiu abandonada pelo poder público. Me sinto honrada em ofertar esse momento único para os insulanos. Trabalho sério e de verdade é isso. Quando enxergamos as reais necessidades da população””, destacou Yared.

YARED UTI MOVEL BOMBEIROS
Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

“A nossa busca constante durante o ano, e mesmo agora nesse período, é por atender a população com serviços que são próprios da Segurança Pública. E neste período que nós temos a operação verão é o momento propício para a gente receber este tipo de equipamento e poder atender a sociedade de uma forma mais eficaz ainda”, declarou o diretor geral da Secretaria da Segurança Pública do Paraná, coronel João Alfredo Zampieri, que esteve na entrega das viaturas representando a Pasta.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

GABRIEL BOMBEIROS GUARATUBA
Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Samuel Prestes, a ambulancha facilitará as buscas em casos de afogamento, principalmente, nas ilhas paranaenses. “Essa lancha vai atender todo o litoral, a partir de Paranaguá, pois ela também poderá ser utilizada nas regiões de todas as ilhas e as comunidades da nossa orla marítima. Com esse investimento, essa população será atendida não apenas nas ações de bombeiro, mas inclusive em apoio à serviços de outras instituições”, explicou.

“A exemplo disso, o Samu está fazendo remoção de pacientes e, por isso, nós carinhosamente criamos o apelido de ambulancha, que é uma lancha equipada como se fosse uma ambulância para atender toda essa comunidade”, completou o coronel Prestes.

Curso Condução de Embarcações

Na mesma solenidade, os soldados José Antônio Gomes Machado e Neuter da Silva Junior receberam os certificados do Curso Especial para Condução de Embarcações do Estado. A formação aconteceu de 07 a 11 de dezembro, nas capitanias dos portos de Paranaguá.

Fonte: Governo do Estado

Matéria relacionada

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments