Paranaguá recebe Bienal de Teatro Lambe-Lambe

por Redação JB Litoral
25/08/2020 16:10 (Última atualização: 25/08/2020)

Foto: Samira Chami Neves

Evento começa com oficinas para alunos e educadores da Rede Municipal de Ensino, e para a comunidade em geral

O Teatro Lambe-Lambe é uma arte genuinamente brasileira. Criado na década de 80 em Salvador, na Bahia, por Ismine Lima e Denise di Santos, este jeito de fazer teatro foi inspirado nas antigas caixas fotográficas do século XIX.

Inecê Gomes, integrante da Trágica Companhia de Arte ao lado de Jacques Beauvoir, idealizadoras e realizadoras da Bienal de Teatro Lambe-Lambe, explica: “Os espetáculos em miniaturas são apresentados dentro de uma caixa, onde um espectador por vez é conduzido na ludicidade da história”. 

Desde 2013, Inecê e Jaques circulam com seus espetáculos de teatro lambe-lambe por Curitiba e em diversos festivais pelo Brasil e América Latina. Agora elas estão trazendo essa Bienal para Paranaguá conhecer e se encantar com o infinito universo do Teatro Lambe-Lambe. 

O evento estava previsto para ocorrer no primeiro semestre de 2020, mas as restrições impostas pela pandemia da Covid-19 forçaram o adiamento. E para que a Bienal não fique “na geladeira” até a pandemia passar, a organização dará início às oficinas de Teatro Lambe-Lambe destinadas a alunos e professores da rede pública de ensino, artistas e comunidade em geral de forma virtual, pela internet.

Oficinas gratuitas de Teatro Lambe-Lambe

Como parte da Bienal de Teatro Lambe-Lambe de Paranaguá, serão ministradas oficinas à distância, por vídeo-aula e com encontros virtuais para sanar dúvidas dos conteúdos propostos. 

“A intenção é que possamos fortalecer cada vez mais o vínculo da comunidade com o teatro lambe-lambe e difundir o teatro de animação”; justifica Inecê.

As oficinas serão de 1º de outubro a 6 de novembro. Elas abordarão a Introdução ao Teatro Lambe-Lambe, a Dramaturgia, Construção de Personagem, Construção de Cenografia, Sonoplastia, Iluminação, Manipulação e como contar a história dentro de uma caixa.

As oficinas são destinadas a alunos e educadores da rede pública de ensino, residentes e atuantes em Paranaguá (PR); além de artistas e interessados em geral.

Os participantes devem ter mais de 7 anos de idade. Para menores de 18 anos, a inscrição deve ser realizada por um responsável.

Serão selecionados 25 alunos e 25 professores da rede pública de ensino de Paranaguá; em não havendo preenchimento das vagas, estas poderão ser preenchidas pelo público em geral. Fica a critério da organização a abertura de outras vagas.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Será fornecido certificado aos participantes com frequência superior a 75%.

As inscrições começaram no dia 22 de agosto e se encerram no dia 25 de setembro, e podem ser feitas pela internet no endereço: encurtador.com.br/aep45

Os selecionados serão contatados por e-mail até o dia 28 de Setembro de 2020. Informações/Dúvidas escreva para: [email protected]

As oficinas são gratuitas, não perca!

E, em breve, teremos as apresentações

A Bienal ainda não tem data marcada para acontecer. Depende da retomada das atividades realizadas em espaços públicos em decorrência da pandemia do Coronavírus. 

Os artistas que participarão da Bienal já estão definidos. Serão 15 artistas de distintas regiões: São Paulo (5); Minas Gerais (2); Paraná (2); Rio de Janeiro (1); Distrito Federal (1); Argentina (2); Chile (1) e México (1).

O cadastro dos artistas para seleção através de edital aconteceu de 02/03 a 03/04/20 e contou com mais de 100 propostas encaminhadas para organização do evento. 

“A procura pelo evento superou nossas expectativas, tivemos três continentes, oito países e doze estados brasileiros interessados em participar da Bienal”, comenta Jacques. “Realizamos a curadoria pensando em trazer à Paranaguá espetáculos com excelência artística, diversidade de técnicas e valorização do artista local com objetivo de integrar a comunidade ao evento”, completa.

O Projeto é realizado com o apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura/PROFICE – Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná. Com realização da Trágica Cia de Arte. Apoio COPEL e apoio cultural da SECULTUR – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Paranaguá.

Da assessoria de imprensa

  • Paranaguá recebe Bienal de Teatro Lambe-Lambe 2
  • Paranaguá recebe Bienal de Teatro Lambe-Lambe 3

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments