Paranaguá registra 34 casos de coronavírus – no Litoral são 47

por Luiza Rampelotti
18/05/2020 16:41 (Última atualização: 18/05/2020)

O boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) mostra mais cinco casos do novo coronavírus (Covid-19) em Paranaguá, confirmados nesta segunda-feira (18). Já são 34 infectados na cidade (três óbitos).

Na última quinta-feira (14), o prefeito Marcelo Roque (Podemos) divulgou um vídeo, em sua página no Facebook, em que previa um aumento no número de casos no município. De acordo com ele, a irresponsabilidade de um cidadão, o qual voltou de viagem do Maranhão (MA) já infectado com a Covid-19 e realizou uma festa com, aproximadamente, 40 pessoas, ocasionaria um “estrago muto grande dentro do município”.

Infelizmente, por uma atitude isolada de uma pessoa, nós podemos chegar a um estrago muito grande dentro do município, chegando a 50 ou 60 casos até o fim do mês de maio. A equipe de saúde já organizou o bloqueio dessas pessoas que estiveram nesse evento”, disse.

Para tentar minimizar os impactos, o prefeito estabeleceu novas medidas de combate à doença. O Decreto 1.996/2020, que passou a valer na sexta-feira (15), deixa mais rígidas as normas que já vinham sendo adotadas pelo Executivo. Além disto, define a possibilidade da adoção do lockdown na cidade, o qual consiste no bloqueio total da circulação de pessoas pelas ruas.

Segundo a prefeitura, o lockdown poderá ser colocado em prática caso os bairros de Paranaguá descumpram as normas de prevenção ao coronavírus estabelecidos pelo Poder Público. O impedimento ocorrerá, também, se o número de casos da infecção viral apresentar um aumento significativo. Conforme o documento oficial, a quantidade de registros da doença que determinará o bloqueio total “será o aumento de 50% de casos acima da média do município, considerado por região”.

Casos no Litoral

Somente Paranaguá registrou aumento nos casos. As demais cidades da região litorânea mantêm os mesmos números há, pelo menos, cinco dias. Com isso, Guaratuba tem cinco confirmações; Matinhos e Morretes duas em cada; Pontal do Paraná três, e Guaraqueçaba um caso, que foi a óbito.

Desta forma, o Litoral apresenta, no total, 47 casos da doença, sendo que quatro pessoas morreram devido ao vírus. O número de recuperados permanece em 13 pessoas.