Paranaguá Saneamento descobre furto de água em Alexandra

por Redação JB Litoral
26/12/2017 20:20 (Última atualização: 26/12/2017)

No último domingo (24/12), agentes fiscais da Paranaguá Saneamento detectaram mais uma ligação clandestina de água em Alexandra. Após denúncia os técnicos e a Polícia Militar verificaram que a ligação de água foi feita diretamente na rede e registraram o Boletim de Ocorrência. O responsável pela fraude de água responderá por inquérito policial.

A concessionária estima um prejuízo financeiro de mais de R$ 50.000,00 referente aos meses de ligação clandestina, tendo como referência para o cálculo o uso de 13.800 m3.

A fraude no sistema de água é uma penalidade classificada como furto qualificado e é qualquer prática de adulteração que prejudique o funcionamento dos equipamentos de medição, lacres e tubulações. Os principais tipos de fraude são as ligações clandestinas de água, o abastecimento irregular de água a terceiros, além da violação do corte de água e colocação de bombas.

O supervisor operacional da Paranaguá Saneamento, Daniel Machado, juntamente com a equipe técnica, chegou ao local da fraude e identificou que se tratava de uma ligação clandestina feita diretamente na adutora de Alexandra.

A ligação clandestina de água foi realizada sem autorização por parte da Paranaguá Saneamento e sem emissão de conta de consumo. Esse tipo de procedimento traz inúmeros prejuízos, pois compromete seriamente o abastecimento provocando furos na tubulação e reduzindo a pressão da água para os moradores de Alexandra e de Paranaguá.

Segundo o Diretor Geral da Paranaguá Saneamento, Luis Afonso Bazzo, a fraude é o principal fator de falta de água em algumas regiões da cidade e também, atualmente 50% das perdas são atribuídas a fraude no sistema de abastecimento. ”Estamos intensificando as equipes de fiscalização e equipamentos de ponta para o “caça fraude” tanto em Paranaguá como em Alexandra”, explica Bazzo.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Doenças Hídricas

Vale lembrar que a ligação clandestina, aumenta o risco de contaminação da água, uma vez que a tubulação fica exposta ou aterrada de forma irregular e pode ser contaminada pela fossa séptica e até mesmo pelo lançamento irregular de esgoto e em contato com o efluente.

A fraude de água pode ocasionar doenças hídricas na população, uma vez que está sendo consumida sem tratamento e pode ter tido contato com fezes de animais e até mesmo por produtos tóxicos.

Denuncie

As denúncias de fraudes podem ser feitas no anonimato junto concessionária através do telefone 0800 6058 115, WhatsApp 99620-1113 e pela fanpage da empresa www.facebook.com/paranaguasaneamento.

Fonte: Da assessoria de imprensa da Paranaguá Saneamento

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments