PM encontra fábrica clandestina de produtos químicos após denúncia de ameaça

por Redação JB Litoral
24/04/2020 11:31 (Última atualização: 24/04/2020)

Na noite de quinta-feira, 23, policiais militares do 9º Batalhão prenderam um homem, por suspeita de fabricar produtos químicos clandestinamente na cidade de Matinhos. A ação ocorreu após denúncia sobre uma situação de ameaça contra uma mulher, em que o autor teria mostrando armas de fogo.

Conforme o relatório policial, por volta das 20h45, um policial em horário de folga acionou a PM, informando que um indivíduo estaria ameaçando sua cunhada e que o suspeito se encontrava armado de uma pistola e uma arma longa. De imediato as equipes policiais iniciaram o patrulhamento, sendo o veículo utilizado pelo acusado encontrado momentos depois, no bairro Tabuleiro.

PM encontra fábrica clandestina de produtos químicos após denúncia de ameaça 1

Durante a abordagem foi verificado que o homem estava de posse de uma espingarda de pressão e uma réplica de pistola. No imóvel onde ele se encontrava foram localizadas centenas de frascos, uns vazios e outros cheios, de produtos químicos, além de uma espécie de envasadora artesanal para líquidos. Nos rótulos dos frascos, constava a inscrição “Inseticida Orgânico”.

Em suas declarações, o abordado alegou que o material, em sua maioria, tratava-se de impermeabilizante e seria utilizado em fachadas prediais. Ele relatou ainda que os frascos de inseticidas eram apenas armazenados com o intuito de vendê-los, porém, nenhuma documentação foi apresentada para comprovar a sua afirmação.

Diante da situação, o homem, de 53 anos, acabou preso, conforme previsto no artigo 56 da lei 9.605/98, que prevê o crime de “produzir, processar, embalar, importar, exportar, comercializar, fornecer, transportar, armazenar, guardar, ter em depósito ou usar produto ou substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana ou ao meio ambiente, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou nos seus regulamentos”. A pena prevista é um a quatro anos de reclusão, e pagamento de multa.

PM encontra fábrica clandestina de produtos químicos após denúncia de ameaça 2
Com o suspeito foram encontrados espingarda de pressão e réplica de pistolas que teriam sido usadas em ameaça

Diante dos fatos, o suspeito foi encaminhado, juntamente de todo material apreendido, até a Delegacia de Polícia Civil de Matinhos. Ele também deverá responder por violação do Código do Consumidor e ameaça.