Juventude se organiza e se mobiliza em Paranaguá pelo direito ao voto

0
13
NULL

A jovem liderança de Paranaguá, Gisele Libório, está empenhada em mobilizar o movimento estudantil do município.  Gisele iniciou uma campanha de mobilização e conscientização em parceria com o Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto. A direção do Colégio autorizou a manifestação por ser apartidária, sem manifesto ideológico e sem vinculação com partido político.

A campanha estimula os jovens a exercerem a cidadania. Juntamente com o Grêmio Estudantil do seu colégio, ela criou uma comissão de mobilização de juventude que articulou os estudantes de 16 e 17 anos para que lutem por seus direitos políticos e cumpram seus deveres sociais. A campanha organizada pela líder estudantil, Gisele Libório (Foto na galeria abaixo), visa incentivar os jovens estudantes a partir de 16 e 17 anos para que viabilizem o seu título de eleitor e participem do processo eleitoral democrático do país que permite o direito ao voto da juventude.

A primeira reunião do movimento ocorreu em 22 de abril de 2014 no Colégio Bento Munhoz no bairro Serraria do Rocha em Paranaguá. Gisele Libório visitou todas as salas de aula do colégio, juntamente com os membros do Grêmio Estudantil com autorização da direção e explicou sobre a importância do jovem ser inserido na política de forma que interfiram nas decisões de seu país. 

“É importante que os jovens participem da vida política do país pois esta luta significa a manifestação dos direitos da juventude”. – diz a jovem estudante Gisele. Para Gisele, “Muitos jovens acreditam que não se interessar pelo voto nas eleições é um ato de protesto mas na verdade é uma rejeição aos seus direitos de cidadão, a juventude conquistou esse direito e muitas vezes ele é ignorado pelos jovens na atualidade devido a falta de incentivo”. – justificou. Um dos textos da campanha diz: “Votar é contribuir com o desenvolvimento da nação”.

INFORMAÇÃO

Os jovens a partir de 15 anos, que irão completar 16 anos até o dia 05 de outubro de 2014 podem adquirir o título de eleitor para poderem participar nas eleições deste ano em todas as cidades do Brasil. Para adquirir o título de eleitor os estudantes precisam comparecer ao Fórum Eleitoral da sua cidade com RG, CPF e Comprovante de Residência.  As manifestações políticas e os protestos ocorridos no ano passado contaram com o apoio e a presença intensa da juventude nos diversos locais do país.

Gisele relembra os fatos e convoca os jovens para que sejam protagonistas das transformações sociais, “Vamos aproveitar esse clima de mobilização nacional e vamos exercer o nosso direito de cidadão” – diz. O endereço do Fórum Eleitoral de Paranaguá fica na Rua Odilon Mader, 994 – Jardim Alvorada, o telefone é 41 3422 4804.

 

Comentários e Opiniões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here