Paraguai elege Mario Benitez presidente, que promete um país sem divisões

0
63

O Paraguai acaba de ganhar um novo Presidente da República, com a eleição do governista Mario Abdo Benitez, mantendo assim o Partido Colorado no poder. Com 46 anos, Benitez dará continuidade às visões de seu partido, que está governando o país há sete décadas. Em seu primeiro discurso, ele fortaleceu a promessa de unificar o Paraguai, sem divisões e de combater a corrupção.

Já com 96% das urnas apuradas, o eleito recebeu 46,50% dos votos, conforme anunciou o presidente do Tribunal Eleitoral do Paraguai, Jaime Bestard. O principal oponente, o candidato liberal Efrain Alegre, recebeu 42,72% da preferência dos votos.

Benitez irá suceder no mês de agosto o atual presidente Horacio Cartes, que é empresário do mercado de tabaco e que foi candidato ao Senado do país.

Com uma vitória apertada, diferente do que foi divulgado por pesquisas de veículos de comunicação e da opinião pública, desde 1947, quase todos os presidentes na totalidade foram colorados, o que inclui também o ditador Alfredo Stroessner, que ficou no poder por 35 anos, tendo o pai de Mario Benitez como principal braço direito.

“O povo votou pela unidade do Paraguai, não pela divisão. Hoje me comprometo a ser um fator de união no futuro do Paraguai”, disse o mais novo presidente eleito, que terá como um dos principais desafios o de combater a pobreza, que atinge um terço da população paraguaia.

 

Foto: eitan Abramovich/ AFP / CP
Da redação com informações da AFP.

Comentários e Opiniões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here