Pesquisa londrinense chama atenção com números diferentes do Ibope e Datafolha

0
15
NULL

A primeira pesquisa divulgada neste mês no Paraná dando números das eleições gerais para o governo do Estado e presidência da República pelo Instituto de Pesquisas Multicultural, empresa nascida com nova razão social em outubro de 2013, chamou a atenção pelos números extremamente opostos aos tradicionais institutos de pesquisa, Ibope e Datafolha em relação a presidente Dilma Rousseff na preferência dos eleitores de Londrina.   

Apesar de nova razão social, o registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00111/2014, ainda está em nome do Instituto Portinari Multicultural que comunicou, no ano passado, a alteração de sua sociedade jurídica, passando para Instituto de Pesquisas Multicultural. Algo que também chama a atenção.

Vale lembrar que uma das últimas pesquisas eleitorais, realizada ainda na razão social antiga, trouxe os números da eleição municipal da cidade de Cambé, em 2012. Nesta pesquisa, o Jornal Nossa Cidade mostrou os números do Instituto apontando a vitória do candidato Dr. Martins com 52,3% contra 44,1% do candidato João Pavinato nos votos válidos, que acabou vencendo a eleição contrariando os índices divulgados.

Outra situação observada no Instituto Multicultural é que o atual estatístico responsável, Adercio Aparecido de Melo, até  o dia 25 de setembro de 2012, era o estatístico responsável do Instituto Paranaense de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos (Ippeese), também da cidade de Londrina, administrada atualmente pelo prefeito Alexandre Kireeff (PSD), partido integrante da base de apoio do governador Beto Richa.

Porém, nesta pesquisa divulgada no dia 16, o novo Instituto Multicultural, na disputa ao Palácio do Planalto, mostrou a preferência dos eleitores londrinenses, onde o senador Aécio Neves (PSDB-MG) aparece em 1º lugar com 39,5%, seguido da atual presidente Dilma Rousseff (PT), com 10%, o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), com 9%, Eduardo Jorge (PV), com 0,8% e Eymael (PSDC), com 0,7%. Na mesma pesquisa, trouxe ainda a disputa pelo governo do Paraná com o governador Beto Richa na frente com 48,5%; seguido de Gleisi Hoffmann (PT) com 15,5%; Roberto Requião (PMDB), 11%; e Joel Malucelli (PSD), com 1,5%. Para os londrinenses, Richa venceria as eleições no primeiro turno de 5 de outubro, já que a soma dos seus adversários diretos (Gleisi e Requião) chega a somente 16,5%.

O que mostra o Ibope e Datafolha

A surpresa dos números se deve em razão de renomados institutos de pesquisa como o Datafolha e Ibope. Vale ressaltar que o Datafolha está no mercado desde 1983 e foi criado ainda como departamento de pesquisas e informática do Grupo Folha da Manhã para servir como ferramenta de planejamento para o jornal Folha de São Paulo. Por sua vez, o IBOPE, atualmente  é a maior empresa privada de pesquisa da América Latina e a 13ª maior do mundo, com mais de 70 anos de experiência.

O Datafolha que vem acompanhando a preferência do eleitor brasileiro na corrida presidencial mostrou em abril a presidente Dilma com 38% das intenções, Aécio Neves, do PSDB com 16% e Eduardo Campos (PSB), com 10%. Os dois últimos, somados, não chegaram ao percentual obtido pela presidente.

Na mais recente pesquisa feito pelo Instituto Datafolha neste mês

A presidente Dilma Rousseff segue na frente com 37% das intenções de voto, com o senador mineiro Aécio Neves aparece em 2º lugar com 20% e em 3º lugar Eduardo Campos, que obteve 11%. Mais uma vez, a soma dos dois candidatos não chega ao percentual obtido pela presidente.

Por sua vez, os números do Ibope em abril mostrou Dilma em 1º lugar com 37%, Aécio em 2º com 14% e Campos em 3º lugar com apenas 6%. Da mesma forma que no Datafolha, a soma dos dois candidatos não alcançou o índice obtido pela atual presidente.

Na pesquisa divulga na última quinta-feira (22) pelo Ibope neste mês, a presidente Dilma Rousseff (PT) já aparece com 40% das intenções de voto na eleição deste ano, enquanto que outros nove pré-candidatos a presidente da República, somados, acumulam 37%. O segundo colocado na pesquisa é Aécio Neves (PSDB), com 20%; o terceiro, Eduardo Campos (PSB), com 11%; e o quarto, Pastor Everaldo, do PSC (3%). As intenções de voto nos outros seis pré-candidatos somam 3%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00120/2014.

Comentários e Opiniões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here