População de Paranaguá conta com suporte psicológico via telefone

por Redação JB Litoral
14/07/2020 12:58 (Última atualização: 14/07/2020)

O serviço é realizado dentro do Ambulatório de Saúde Mental por meio de consultas psicológicas previamente agendadas

Manter o equilíbrio mental diante de tantos desafios impostos pelo isolamento forçado devido a pandemia da Covid-19 não é tarefa fácil. Para auxiliar a população de Paranaguá a atravessar esta fase da melhor maneira possível, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) por meio da direção de Saúde Mental, está disponibilizando atendimento psicológico remoto.

“Com o agravamento da pandemia e seus efeitos danosos, há também indicativos que a saúde mental possa ser prejudicada, por isto, o serviço de suporte psicológico que tem por objetivo prevenir o agravamento de quadros psicopatológicos derivados do contexto de pandemia, a partir da identificação precoce, acolhimento e correto direcionamento da demanda, quando necessário”, ressalta o diretor de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, psicólogo Felipe Carvalho.

De acordo com especialistas na área de saúde mental, os sintomas psicológicos mais comuns durante situações como o isolamento social são: medo, angústia, insônia, preocupação excessiva, incapacidade de relaxar, pensamentos catastróficos, entre outros. Porém, muitos deles podem ser agravados levando a piora dos sintomas, ou até mesmo o início de um sintoma novo.

Segundo Carvalho, “Apesar das limitações relacionadas aos atendimentos presenciais e em grupo, a rede de saúde mental continua ativa em duas frentes; o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), que está envolvido nas ações do Ginásio Joaquim Tramujas, atendendo a população de rua, juntamente com o Centro POP, e o Ambulatório de Saúde Mental realizando o suporte psicológico via telefone para a população e profissionais de saúde”.


O serviço é realizado dentro do Ambulatório de Saúde Mental por meio de consultas psicológicas previamente agendadas e feitas por telefone. Inicialmente, o agendamento ao público será das 8h às 14h, podendo ser ampliado de acordo com a demanda. “O cidadão entra em contato conosco, agendamos a consulta e no horário e data marcada, entramos em contato com ele”, explica.

O número para agendamento das consultas por ser feito pelo telefone (41) 3420-2847, das 8h às 14h.


PROFISSIONAIS DO SUS

O Ministério da Saúde também realiza atendimentos pelo TelePsi, destinado exclusivamente aos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). Estes, podem entrar em contato a qualquer hora pelo número 0800 644-6543 e digitar a opção 4. Para outras informações, é só acessar o site do Ministério da Saúde.

Com informações da Prefeitura de Paranaguá