Por conta da pandemia, Matinhos comemora 53 anos com lives de autoridades

por Redação JB Litoral
12/06/2020 18:07 (Última atualização: 12/06/2020)

Vista área de Matinhos - Foto Edilson Tadeu Giordano

Depois de 15 anos na condição de distrito de Paranaguá, a cidade de Matinhos, conhecida por “Namoradinha do Paraná”, comemora nesta sexta-feira, Dia dos Namorados, 53 anos de existência.

Colonizada em meados do século 19 pelos índios carijós que habitavam o litoral paranaense e descoberta, em 1820, pelo francês Augusto de Saint Hilaire, se tornou município emancipado no dia 12 de junho de 1967, pelo Governador Paulo Pimentel.

Seu nome atual é originário devido à mata de restinga e surgiu em razão de um rio existente no município. A miscigenação das culturas indígenas e europeias deu origem ao caboclo, pessoa de vida simples, algo que refletia no estilo das casas, aspectos da cozinha, pesca e atividades de subsistência como o engenho da mandioca.

Com o período de pandemia instalado em todo país, a comemoração do 53º aniversário se deu de forma simples, limitando-se ao hasteamento das bandeiras, municipal, estadual e nacional, pelo presidente da Câmara Municipal, Gerson da Silva Junior, o cabo Sandro Rogerio que representou o 1° Tenente Satel da Polícia Militar, e pelo prefeito Ruy Hauer (PL), respectivamente.

Por conta da pandemia, Matinhos comemora 53 anos com lives de autoridades 2
Hasteamento das bandeiras do município, estado e nação

O ex-prefeito da cidade, o empresário Eduardo Dalmora, fez questão de participar do encerramento live da solenidade, fazendo um discurso parabenizando toda população. “É com muito orgulho que Matinhos completa 53 anos de lutas, vitórias e sucesso deste município que, hoje, é o orgulho do Paraná. Feliz aniversário a todos os matinhenses”, disse Dalmora.

Por conta da pandemia, Matinhos comemora 53 anos com lives de autoridades 3
Ex-prefeito da cidade, Dalmora participou da solenidade

Após a solenidade, prefeito, vice, presidente da Câmara e secretários municipais postaram mensagens na fanpage oficial da prefeitura em homenagem aos 53 anos da cidade.

As comemorações encerram com lives musicais  das duplas, João Paulo e Taime, Manu e Sheila e Jaize e Roberto, às 18hs30, seguido de brincadeiras e sorteio de brindes.  

Por conta da pandemia, Matinhos comemora 53 anos com lives de autoridades 4
Prefeito e servidores postaram mensagens na fanpage da prefeitura