Prefeito anuncia resultados de viagem à Brasília em coletiva à imprensa

Dentre os anúncios estão a promessa de viabilização de três projetos de cunho turístico, a recuperação da avenida Ayrton Senna e um estudo técnico sobre aquicultura e pesca nas comunidades marítima.s

por Redação JB Litoral
30/08/2013 00:00 (Última atualização: 30/08/2013)

Em retorno de viagem oficial à Brasília, o prefeito de Paranaguá, Edison de Oliveira Kersten, realizou, na tarde de sexta-feira (30), uma coletiva de imprensa para detalhar os investimentos que devem ser realizados no município pelo governo federal. A agenda do prefeito contou com reuniões com o vice-presidente da República, Michel Temer, com o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, e o Ministro do Turismo, Gastão Vieira.

 

O prefeito Edison Kersten conseguiu a promessa, por parte do ministro Gastão Vieira, de viabilização dos recursos para três dos dez projetos de interesse turístico apresentados no mês passado pelo município. As ações que devem ser realizadas são: a restauração e o alargamento da Rua da Praia, no Centro Histórico do município; a restauração do prédio histórico da Estação Ferroviária; e a restauração da comunidade da Ilha da Cotinga, com obras de revitalização da Igreja Nossa Senhora das Mercês, construção de trapiche e de espaço destinado à venda de artesanatos produzidos pelos índios da comunidade.

 

“Na verdade, deixamos quatro projetos e pedimos para ele que, se fosse possível, interviesse para que conseguíssemos os quatro”, salientou, ao explicar que também foi apresentado o pedido para aprovação de um projeto de restauração da avenida Professor Cleto, no trecho utilizado pelos romeiros desde o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio até a Catedral.

“Pelo menos três dos projetos apresentados serão viabilizados”, garantiu o prefeito, explicando que os projetos seguirão os trâmites legais e os recursos devem ser liberados entre três e seis meses. O prefeito explicou ainda que essas obras não dependem da Certidão Negativa de Débitos e, a princípio, o município não precisará dar nenhuma contrapartida.

Pesca

O prefeito Edison foi recebido em audiência oficial pelo ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, tendo em vista que um dos objetivos da viagem oficial do prefeito era a obtenção de recursos para as ilhas e localidades marítimas do município. “Comunicamos nossa preocupação com relação, principalmente, a nossas localidades marítimas, que estão particularmente desamparadas, sem nenhuma estrutura”, ressaltou. O prefeito conseguiu do ministro Crivella o compromisso do envio de dois técnicos do Ministério à cidade. Eles irão avaliar as oportunidades do município para a pesca e para aquicultura para, depois, sugerir investimentos específicos nestas áreas. A chegada dos técnicos está prevista para os próximos quinze dias.

Um dos pontos comentados pelo ministro é que o Brasil deve enfrentar, nos próximos anos, uma crescente demanda pela produção de peixes, a piscicultura – atividade que será avaliada pelos técnicos e, tendo vocação da cidade, será feito o investimento necessário na área.

Vice-presidência

O vice-presidente Michel Temer se comprometeu a trabalhar para agilizar o andamento do projeto de recuperação da avenida Ayrton Senna (entrada da cidade). “Sabemos que o projeto é bastante volumoso e ele se comprometeu a nos ajudar, principalmente pelo porte que isso representa para Paranaguá. Salientamos que isso representa um avanço para o Brasil, pelo papel que o porto e a cidade exercem no setor de exportação. E ele se comprometeu a dar esse apoio para tentar agilizar”, explicou.

Segundo o prefeito, a reconstrução e otimização da entrada da cidade deve exigir um investimento entre R$ 110 e R$ 120 milhões. O prefeito ainda salientou que a visita serviu para abrir novos canais de comunicação junto ao Governo Federal para atendimento das demandas de Paranaguá. “Nossa idéia é estarmos sempre cobrando e pressionando para fazer isso acontecer. Eu próprio estou à frente destes contatos e, felizmente, estabelecemos algum canal de chegada em alguns ministros e na Vice-Presidência. Todos deram importância para a Paranaguá”, disse o prefeito Edison.

 

Deixe um comentário