Prefeito de Paranaguá anuncia que Arena Albertina Salmon atenderá casos de Covid-19

por Redação JB Litoral
10/12/2020 16:16 (Última atualização: 10/12/2020)

(Foto: divulgação)

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque (Podemos), anunciou em sua página oficial no Facebook que a partir desta segunda-feira (14) a Arena Albertina Salmon será o local de referência para atendimentos em casos de Covid-19.

De acordo com a publicação, as pessoas com sintomas poderão procurar a Arena, que ficará aberta 24h, todos os dias, para consultas e exames PCR a critério médico. Ele garante que o espaço também contará com o funcionamento 24h da farmácia, para que o paciente já receba o medicamento indicado após a consulta.

Além disso, Marcelo diz que o Hospital de Campanha está sendo ampliado e contará com mais 10 leitos, totalizando 20 leitos, para atender aos casos com sintomas mais moderados e que necessitem de atendimento ambulatorial.

“Além de atender ao parnanguara vítima da Covid-19, estamos auxiliando o Hospital Regional que atende todo as cidades do litoral e está com um número elevado de pacientes internados em decorrência da doença. Estamos sempre buscando a melhor forma de atender a população e lutando contra essa doença que afeta o Brasil e o mundo, e a melhor forma de combate é a prevenção, por isso, use máscara, mantenha o distanciamento social, higienize em especial as mãos e, sempre que possível, fique em casa”, encerra o post.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que as pessoas não busquem o atendimento sem real necessidade para evitar uma exposição desnecessária. Pacientes com sintomas moderados ou agravados, que necessitem de atendimento ambulatorial, devem se dirigir ao Hospital de Campanha.

Com a mudança, as unidades básicas de saúde, Unidade de saúde 24h Rodrigo Gomes e UPA, estarão voltadas a outros tipos de atendimento como: hipertensos, doentes renais crônicos, gestantes, vacinas, entre outros.

Unidades Básicas

Além da população em geral, muitos profissionais de saúde, médicos, técnicos em enfermagem e enfermeiros, também estão sendo acometidos pela doença e precisam se afastar. Como esse fator ocorre em todo o país, há uma dificuldade de contratação desses profissionais. Essa situação afeta diretamente os atendimentos nas unidades de saúde e hospitais.

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Neste período temporário de escassez de profissionais, uma estratégia foi montada para atender aos casos de Covid-19 e, ao mesmo tempo, não deixar desassistida a população que necessita de outros atendimentos.

Temporariamente, algumas alterações no funcionamento das unidades básicas de saúde são necessárias. Confira:

  • Os pacientes atendidos na Unidade de Saúde Luiz Carlos Gomes (Vila do Povo) podem procurar a unidade Guilhermina Mazzali Gaida (Jardim Iguaçu);
  • Os pacientes atendidos na Unidade de Saúde Norberto Costa podem procurar a Unidade de Saúde Emir Roth, ambas na Ilha dos Valadares;
  • Os pacientes atendidos na Unidade de Saúde Domingos Lopes do Rosário (Serraria do Rocha) foram divididos entre as unidades de saúde Simão Aisenman (Vila Guarani) e Ezequiel Luís Dias do Nascimento (Leblon);
  • Os pacientes atendidos na unidade de Saúde Evanil Rodrigues (Jardim Araçá) podem procurar a Unidade de Saúde Simão Aisenman (Vila Guarani).

Neste primeiro momento, não sofrerão alterações as unidades de saúde Dr. Elias Borges Neto (Alexandra); Argemiro de Felix (Santos Dumont), Márcio Ubirajara Elias Roque (Branquinho); Maria Vargas Batista (Porto Seguro); e Aline Marinho Zacharias (Vila Garcia) e Caic.

As consultas foram remanejadas conforme cronograma acima, contudo, as unidades básicas de saúde permanecem abertas e contam com equipe de profissionais para orientar a população que busque atendimento.

Com informações: Prefeitura de Paranaguá

  • Prefeito de Paranaguá anuncia que Arena Albertina Salmon atenderá casos de Covid-19 2
  • Prefeito de Paranaguá anuncia que Arena Albertina Salmon atenderá casos de Covid-19 3

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments