Prefeito Edison garante apoio à Festa de Nossa Senhora do Rocio

Reunião na manhã desta terça-feira (4) definiu os detalhes da parceria. Evento começa a receber grande quantidade de turistas a partir do próximo final de semana

por Redação JB Litoral
04/11/2014 11:00 (Última atualização: 04/11/2014)

NULL

O prefeito Edison Kersten garantiu o apoio da Prefeitura à Festa em homenagem a Nossa Senhora do Rocio. Em reunião na manhã desta terça-feira (4) com o padre Sérgio Campos, reitor do Santuário Estadual do Rocio, o prefeito acertou os detalhes operacionais para a realização do evento, que espera atrair um público de 500 mil pessoas entre os dias 3 e 15 de novembro.

Participaram da reunião, também, o vereador Arnaldo Maranhão, presidente da Comissão de Assuntos Portuários e Turísticos da Câmara de Vereadores e dos secretários municipais de Meio Ambiente, João Roberto Barros Maceno Silva, e de Comunicação, Osvaldo Capetta.

O prefeito Edison ressaltou a importância da Festa para Paranaguá. “Temos o privilégio de ter, em nossa cidade, a padroeira do Paraná. É um evento de extrema importância para o setor do turismo religioso e que movimenta o comércio e o setor hoteleiro do município. Daremos, por meio de várias secretarias, todo o apoio necessário para a realização deste evento”, disse.

O padre Sérgio Campos agradeceu o apoio. “Sem a Prefeitura, não temos como realizar uma festa desse porte. Esperamos um grande público e fazemos o convite para que todos venham prestigiar a mãe do Paraná”, ressaltou.

O vereador Arnaldo Maranhão destacou a importância da festividade. “Um momento muito importante que não é só do bairro Rocio nem da Mitra, mas de toda a Paranaguá, que se envolve na festa. Ficamos felizes de intermediar essa reunião entre a Prefeitura e os organizadores e de ver todos os preparativos para este grande evento”, disse.

O apoio à Festa de Nossa Senhora do Rocio acontece por meio de várias secretarias municipais.

Obras

A Secretaria municipal de Obras Públicas (Semop), de acordo com o secretário da pasta, José Juarez Amates, está realizando a recuperação do guarda-corpo do trapiche e também do piso do local, a recuperação de pavimentação em trechos da rua Professor Cleto – por onde passa a procissão – e demais vias de acesso ao Santuário.

Serviços Urbanos

De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu), foram licenciados 25 ambulantes – todos de Paranaguá – para trabalhar durante o período da festa. Segundo o secretário da pasta, Carlos André Griguc, a pasta também fará a fiscalização do serviço de táxi, inclusive com permanência constante de agentes durante os finais de semana. A Semsu também realizou os serviços de iluminação no espaço cedido pela Mitra Diocesa para os ambulantes.

Turismo
A Fundação Municipal de Turismo (Fumtur), aproveitando o grande fluxo de turistas, vai realizar uma pesquisa de demanda durante a Festividade. A Fundação também está patrocinando os shows de Álvaro e Daniel (8 de novembro) e do Grupo Talagaço (14 de novembro). Foi dada prioridade para artistas de Paranaguá e do Paraná nas apresentações.

Também estão programadas apresentações de Fandango nos dias 8, 9 e 16 de novembro, sempre às 16h.

Segurança

A Secretaria Municipal de Segurança (Semseg) conta com uma unidade móvel permanente ao lado da Igreja de Nossa Senhora do Rocio. Diariamente, 30 guardas são destacados do efetivo para fazer a segurança na Festa, sendo 5 da Romu (Rondas Ostensivas Municipais), que também realiza o acompanhamento das procissões ciclística, motorizada e marítima.

Pela Semseg também será feita a sinalização viária nas principais ruas de acesso ao Porto, bem como a instalação de banners na Avenida Bento Rocha pedindo a limitação de velocidade na região do Santuário.

Meio Ambiente

Já a Semma (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) realizou as seguintes ações: limpeza na Praça da Fé, poda das árvores no entorno da Praça, limpeza nos terrenos que serão os estacionamentos e limpeza nas ruas do bairro, na rua Professor Cleto em toda a sua extensão, limpeza diária dos resíduos recicláveis e orgânicos e disponibilização de fiscais ambientais e da Guarda Civil Marítima e Ambiental diariamente.

 

Deixe um comentário